Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Programe-se

Rio Pardo garante a folia durante quatro noites

As escolas de samba e blocos de Rio Pardo pretendem mais uma vez este ano garantir um espetáculo na rua para a multidão que toma conta do Centro da cidade com quatro noites de desfiles do Carnaval, mantendo uma antiga tradição. Depois da apresentação da última entidade, todos os dias haverá o Carnaval popular, com a participação de bandas para animar os foliões durante a madrugada. A estrutura terá melhorias, com a instalação de gradis em parte da avenida, lonão, remodelação da sonorização, praça de alimentação e aumento no número de banheiros químicos.

Nos quatro dias de folia, de acordo com uma lei municipal, a Rua Andrade Neves, onde ocorre o desfile das entidades e o Carnaval popular, passa a ser denominada Avenida Maria da Glória dos Santos, também conhecida como Gogoia, em homenagem a uma tradicional carnavalesca de Rio Pardo, já falecida. A folia na Cidade Histórica começa na noite deste sábado com os desfiles oficiais das escolas de samba e no domingo haverá a apresentação dos blocos. As escolas voltarão à passarela do samba na segunda e os blocos na terça-feira. A apuração dos resultados ocorrerá na Quarta-Feira de Cinzas, às 17 horas.

A abertura dos desfiles todas as noites ocorre às 21h30 com a Banda Bébi. Logo após a corte carnavalesca desfila, abrindo as apresentações das entidades. Tradicional em Rio Pardo, o Carnaval popular, caracterizado pelos blocos de camisetas, também terá suas atrações. Após os desfiles das agremiações carnavalescas, a Banda Shine animará os foliões pela madrugada. Na segunda-feira, depois da apresentação da última escola de samba, o Bloco das Donzelas irá para a rua e envolverá o público com as brincadeiras.

Publicidade

O Conselho Tutelar oferecerá nos quatro dias ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial para pessoas e famílias em situações de violência sexual, física e psicológica, bem como quando houver negligência sobre os menores. Para isso, o órgão manterá o plantão 24 horas através do telefone 9659 9918. Poderão ser feitas denúncias de qualquer tipo de abuso sobre crianças e adolescentes, inclusive a venda de bebidas alcoólicas. Duas conselheiras também atuarão por noite junto à base da Brigada Militar, no Calçadão.

A cidade terá nestes dias aumento do policiamento nas ruas, unidade móvel de saúde e uma ambulância no Calçadão para procedimentos e remoções ao Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, além da atuação do Bloco da Prevenção. A Brigada Militar de Rio Pardo receberá o apoio de mais policiais da região. Além disso, haverá uma base na Rua Almirante Alexandrino, no Calçadão.

Temas vão desde a alegria do circo até a reconstrução

Publicidade

Os desfiles das escolas de samba terão a participação de quatro entidades. Após 11 anos sem participar das apresentações, a Escola de Samba Velha Guarda volta este ano com o tema Abram-se as cortinas da alegria, o show vai começar. Com o circo na avenida, Velha Guarda Vem Brincar!. Os integrantes levarão para a passarela a alegria e a magia dessa arte, homenageando os cinco maiores circos do mundo, exibindo o fascínio circense, a dança, a música e o teatro.

Sem desfilar no ano passado, a Escola de Samba Enamorados terá como tema Pulsa em Verde e Dourado a grande máquina da vida. Os foliões mostrarão na passarela do samba a principal máquina da vida, o coração, que será abordado em todos os sentidos: científico, religioso e do sentimento que ele carrega.

A Embaixadores do Ritmo irá para a avenida levando a comunicação em todos os seus sentidos, com o tema Em qualquer tempo, em qualquer lugar eu quero é me comunicar. E quem não se comunica, se trumbica. Partindo da primeira carta emitida no Brasil, a de Pero Vaz de Caminha a Portugal, após a descoberta das novas terras, a entidade evoluirá na passarela contando a história da comunicação brasileira e suas formas, passando pelas cartas de amor, nas garrafas, nos meios de comunicação, até chegar aos dias atuais.

Publicidade

A Escola de Samba Realeza da Vila descerá a avenida falando da capacidade que todos têm para se reconstruir após as adversidades da vida, com o tema Na mitologia da Sagrada Fênix, o reflexo do meu viver!. Para isso, a entidade irá se espelhar na mitologia, com o pássaro que ressurge das próprias cinzas, a Fênix.

Bloco das Donzelas realiza ação solidária

Antes de fazer as brincadeiras na passarela do samba de Rio Pardo na noite de segunda-feira, o Bloco das Donzelas realizará na tarde deste sábado uma ação solidária pela cidade. Entre 40 e 50 integrantes participarão da carreata para a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados à Casa da Criança e ao Asilo São Vicente. A concentração será às 14 horas no Studio 10, na Rua São Manuel, 210, no Bairro Vila Nova.

Publicidade

A atividade será interrompida às 15h30, quando os integrantes do bloco organizarão uma brincadeira no asilo, com a distribuição de torta e sorvetes obtidos de doações. A confraternização deverá durar em torno de meia hora e depois o grupo seguirá a carreata pela cidade até por volta das 17h30. O vice-presidente do bloco, Edilson Rodrigues Zambarda (Tita), afirma que no ano passado houve a arrecadação de 300 quilos de alimentos. Mas algumas pessoas cobraram que o grupo não passou pelas ruas onde moram, por isso a expectativa este ano é de ampliar o volume. A entrega às entidades ocorrerá na quinta-feira após a separação. 

O tradicional grupo irá desfilar na noite de segunda-feira, após a última escola de samba, com aproximadamente 200 integrantes que se vestem de mulheres. Com colares de pérolas, cabelos coloridos, plumas, saltos altíssimos, vestidos justos, saias de diferentes cores e até leques delicados para espantar o calor, o bloco garante muita animação cada vez que desfila na passarela do samba. Junto com a criatividade, os integrantes usam a improvisação e há até aqueles que usam a roupa da mulher, da irmã e até da sogra, assim como o batom vermelho, uma das marcas femininas.

O Bloco das Donzelas foi tradicional no Carnaval rio-pardense durante décadas. Sempre reuniu homens de diferentes idades dispostos a se vestirem de mulheres para ir às ruas. A ideia dos integrantes é brincar com uma figura escrachada da mulher. No entanto, durante a década de 1980, o grupo acabou se dispersando e não desfilou mais até o retorno em 2014, após várias tentativas anteriores frustradas.

Publicidade

Temas

– Escola de Samba Velha Guarda: Abram-se as cortinas da Alegria, o show vai começar. Com o Circo na Avenida, Velha Guarda Vem Brincar!

– Escola de Samba Enamorados: Pulsa em Verde e Dourado a grande máquina da vida

– Escola de Samba Embaixadores do Ritmo: Em qualquer tempo, em qualquer lugar eu quero é me comunicar. E quem não se comunica, se trumbica

– Escola de Samba Realeza da Vila: Na mitologia da Sagrada Fênix, o reflexo do meu viver!

– Bloco Carnavalesco Os Pirilampos: Festejando as paixões clubísticas do Rio Grande do Sul, o Internacional e o Grêmio

– Bloco Carnavalesco O Cupido: O Cupido em baile de máscaras, como usava na Europa por ocasião do Carnaval

– Bloco Carnavalesco D’ Corações: Onde Reina o amor, o impossível pode ser alcançado

– Bloco Carnavalesco Mãos do Samba: Pelo telefone o Mãos do Samba anuncia: 100 anos de Samba no Brasil

Programação

Sábado
21h30: abertura oficial do Carnaval de rua 2016, com desfile da corte com a Banda Bébi e Bloco da Prevenção
22 horas: Escola de Samba Velha Guarda
23 horas: Escola de Samba Enamorados
Meia-noite: Escola de Samba Embaixadores do Ritmo
1 hora: Escola de Samba Realeza da Vila
Após Carnaval Popular com a banda Shine.

Domingo
21h30: abertura da segunda noite de folia, com desfile da corte do Carnaval com a Banda Bébi e Bloco da Prevenção
22 horas: Bloco Carnavalesco Pirilampos
22h45: Bloco Carnavalesco Cupido
23h30: Bloco Carnavalesco D’Corações
0h15: Bloco Carnavalesco Mãos do Samba
Após Carnaval Popular com a banda Shine.

Na segunda e terça-feira se repetem as apresentações na mesma ordem de sábado e domingo, respectivamente. Mas na segunda-feira, após o desfile da última escola de samba, o Bloco das Donzelas irá para a rua fazer as tradicionais brincadeiras.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.