Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Campanha pede doações de sangue para jovem que sofreu acidente

Uma campanha circula nas redes sociais pedindo doações de sangue em nome de Adriana Silva. A jovem de 19 anos sofreu um grave acidente na tarde desta segunda-feira, 15, quando dirigia uma motocicleta e sofreu uma colisão com outro veículo. Adriana é natural de Passo do Sobrado, mas atualmente reside em Venâncio Aires e é funcionária da Lisaruth Delícias Caseiras. Ela está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Cruz (HSC) e necessita de bolsas de sangue do tipo O- (negativo).

De acordo com o enfermeiro do Hemovida, Alex Schwengber, o caso de Adriana foi uma emergência, e a vítima acabou precisando de uma grande quantidade de sangue. “Não temos muito desse sangue em estoque, então tivemos que ir a Lajeado buscar algumas bolsas emprestadas”, conta. O sangue O negativo é raro, e só pode ser usado por pessoas do mesmo tipo sanguíneo ou por recém-nascidos e bebês de menos de um ano de idade que precisem de transfusão.

A campanha que vem sendo feita pelos amigos de Adriana Silva desde a terça-feira na internet surtiu efeito, e o banco de sangue já tem o necessário para esta semana. No entanto, como as bolsas de sangue têm validade de apenas 35 dias, é interessante que quem quiser colaborar faça a sua doação na próxima semana, ou dentro de 15 dias.

Publicidade

Segundo Alex Schwengber, o início do ano costuma ser um período fraco, mas 2016 tem sido um ano atípico, em que o Hemovida manteve um número considerável de doações e o estoque não caiu. Entretanto, as doações de todos os tipos sanguíneos sempre são bem-vindas. Para doar é preciso comparecer ao Hemovida, junto ao Hospital Santa Cruz (Rua Fernando Abott, 174 no Centro) entre as 7h30 e as 13 horas. O doador precisa estar bem alimentado, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e levar um documento com foto.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.