Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Ações de reflexão e conscientização marcam o Dia da Mulher

Como forma de relembrar a luta histórica do sexo feminino pela igualdade de gêneros, o Dia da Mulher marca a busca pelo reconhecimento das mulheres na sociedade, além de alertar para os índices de violência doméstica e sexual que seguem altos nos dias atuais. Nesta terça-feira, diversas atividades de conscientização e reflexão estão previstas para ocorrer em Santa Cruz do Sul ao longo do dia. Durante a manhã, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher participam do programa Sala do Cafezinho, da Rádio Gazeta AM, onde pretendem debater sobre o papel da mulher e suas conquistas nos últimos anos.

À tarde, um encontro na sede do Cpers/Sindicato marcado para as 15 horas pretende reunir ativistas para dar sequência às discussões relacionadas aos direitos da mulher. O ato ocorre junto com a reunião dos orientadores de escolas do município. Na sequência, às 19 horas, um debate composto por integrantes do Conselho, professores universitários e interessados nas causas ocorre no Auditório do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

O Movimento Mulheres em Luta de Santa Cruz também organizou iniciativas em alusão à data nesta terça-feira, em parceria com o CSP/Conlutas, o Sindicato dos Comerciários do município e a União de Estudantes de Santa Cruz. Na contramão do que, em geral, ocorre na data, quando mulheres recebem presentes, o grupo pretende aproveitar o dia para chamar a atenção para a igualdade de gêneros e os direitos do sexo feminino. “Não queremos flores. Queremos 365 dias de respeito e igualdade”, reforçou Karen Müller, advogada e uma das integrantes do movimento, em entrevista à Rádio Gazeta.

Publicidade

Na manhã de hoje, integrantes do movimento se deslocam até a Praça Getúlio Vargas, onde ocorre um ato de panfletagem e conscientização. No fim da tarde, por volta das 19 horas, uma série de palestras abordando temáticas ligadas ao assunto é realizada no auditório do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz que, para apoiar a data, permanecerá fechado nesta terça. Além disso, uma atividade surpresa deve ocorrer no decorrer do dia. “É uma programação de impacto, que ainda não podemos revelar. A ideia é evidenciar o que acontece diariamente e muitos não veem. Aguardem por surpresas”, comentou Fabiana Schwengber, outra participante e ativista do movimento.

Sábado Mulher

Desde 2012, uma atividade em especial marca o Dia da Mulher em Santa Cruz do Sul: é o Sábado Mulher, promovido pela Rádio Gazeta. O evento, que ocorre na Praça Getúlio Vargas, visa proporcionar uma manhã diferenciada para quem participar das atividades e homenagear as protagonistas desta data. Segundo o gerente de Eventos da Gazeta Grupo de Comunicações, Edson Marques, a partir das 8h30, a iniciativa terá início com a distribuição de erva mate e água quente pela Ervateira Ximango. Em seguida, às 9 horas, os parceiros serão apresentados junto dos serviços que serão disponibilizados. Entre eles, estarão os atendimentos oferecidos pelo Hospital Ana Nery e pelo Senac, em unidades específicas instaladas na praça, relacionados ao bem-estar feminino. Na sequência, às 9h30, uma sessão de ginástica e aquecimento será orientada por profissionais de educação física.

Publicidade

A partir das 10 horas, tem início a 8ª edição da Caminhada Rumo à Saúde e Beleza, promovida pela Fhaty Di Larouffe. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição na Casa do Cliente da Gazeta do Sul, situada na Rua Ramiro Barcelos, número 1206, ou na Fhaty Cosméticos, na Rua Borges de Medeiros, número 856.  Das 11 às 12 horas, o programa Rádio Saúde, da Gazeta AM, será transmitido ao vivo da Praça Getúlio Vargas e contará com a participação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Susana Teresinha Gaab, a psicóloga Ângela Schwarz e a coordenadora do escritório do CMDM, Priscila Freming.   

Às 10h15, no Espaço Palco Livre, haverá apresentação do grupo feminino “As Predominas”, com um show de violão e voz. Também apoiam o evento o Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Santa Cruz. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.