Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Univates

Univates amplia atuação e realiza parcerias com a China

A Univates, representada pelo reitor, Ney José Lazzari, e pela assessora para assuntos interinstitucionais e internacionais, Viviane Bischoff, esteve na última semana visitando cinco instituições de ensino superior da China. O objetivo é fomentar parcerias nas áreas de ensino de Línguas Portuguesa e Chinesa, engenharias, especialmente da área biomédica, e gestão.

As instituições visitadas foram Beijing Language and Culture University (BLCU), de Pequim, The Open University of Hong Kong, de Hong Kong, University of Shanghai for Science and Technology (USST), de Xangai, Instituto Politécnico de Macau (IPM) e Macau University of Science and Technology, de Macau.

Segundo o reitor, a atuação da Univates na China pode ser uma oportunidade de prestar serviços de ensino da Língua Portuguesa ao governo chinês e, ao mesmo tempo, promover a transferência tecnológica em uma área em expansão, que é a engenharia biomédica. “Temos expectativa de receber os chineses para ensino da Língua Portuguesa. Há grande demanda na China por esse serviço. Hoje, por exemplo, o único parceiro da universidade que visitamos em Pequim é Portugal. A ideia da BLCU era enviar pelo menos 30 estudantes chineses para aprenderem português. Também seremos a primeira universidade brasileira a fazer convênio com a instituição de Xangai”, explica Lazzari.

Publicidade

Dentro de quatro anos, a meta da Univates é ter um Instituto Confúcio, ou seja, um centro de ensino da língua e cultura chinesas para a comunidade com cursos gratuitos, custeados pelo governo chinês. “Para isso, precisamos formar pessoas que conheçam a língua e a cultura chinesas. Por isso, nosso primeiro passo foi divulgar bolsas de estudo em Macau que o IPM está oferecendo à Univates. A ideia é que diplomados e alunos da Univates fiquem quatro anos na China estudando mandarim. A experiência permitirá aos bolsistas imergirem na cultura e na língua chinesas conquistando um perfil tanto para receber alunos chineses aqui, dar aulas de mandarim, como para apoiar empresas da região no comércio com o continente asiático”, adianta o reitor.

A USST chamou a atenção por sua forte atuação na área das engenharias. “A Universidade de Xangai é referência na área da engenharia biomédica, o que nos interessa muito. Ela produz equipamentos da área médica e há interesse forte da Univates em fomentar parceria e oferecer o mesmo curso, de Engenharia Biomédica, aqui na Instituição”, ressalta Lazzari. A Universidade de Xangai ainda demonstrou interesse em realizar parcerias com cursos da área de gestão. “Ela é reconhecida pelo governo da China como uma das melhores na formação na área de business do país. A estrutura dos cursos de gestão dela é fantástica, com simuladores de bolsa de valor, serviços bancários, jogos de empresas etc. Simula todos os processos de mercado com valores reais e forte atuação na exportação e negociação internacional”.

Tanto Lazzari quanto Viviane voltaram encantados com o que viram nas universidades. “Ficamos impressionados. Fomos muito bem recebidos. É um povo extremamente educado e disciplinado nos estudos e nas relações humanas. Para o próximo semestre já vamos receber dois alunos de Xangai para a área das engenharias e esperamos enviar três alunos ou diplomados nossos para estudarem lá. É o início de uma aproximação na qual estamos investindo grandes esforços”, relata Viviane.

Publicidade

Bolsas para Macau

Estudantes e diplomados pela Univates nos últimos três anos podem se candidatar, até o dia 7 de maio, para as três bolsas de estudo do curso de licenciatura em Língua Chinesa para Estrangeiros oferecidas pelo Instituto Politécnico de Macau, na China. Cada bolsa inclui o valor total do curso, alojamento e alimentação por quatro anos – tempo total de duração do curso, que tem início em setembro.

As inscrições podem ser realizadas no Atendimento Univates ou por meio de protocolo on-line no Universo Univates. O edital pode ser conferido em www.univates.br/intercambio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail [email protected].

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.