Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Defensor da ecologia doa 3 mil bromélias para embelezar Santa Cruz

O inverno está batendo às portas, mas mesmo assim Santa Cruz vai florir. A paixão pela cidade, somada a uma longa história de luta em defesa do meio ambiente e a vontade de partilhar qualidade de vida com a comunidade foi o que motivou o santa-cruzense Otto José Leifheit, 75 anos, a doar cerca de 3 mil mudas das mais variadas espécies de bromélias para embelezar as ruas da cidade.

O gesto de boa vontade ocorreu esta semana, quando vários carregamentos de mudas chegaram no Horto-Atacado, onde estão guardadas sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS). Já nesta sexta-feira, 29, a equipe de ajardinamento, coordenada pelo servidor Mário Krueger, deu início ao plantio nos canteiros da região central. O primeiro a receber as novas espécies foi o canteiro situado em frente ao Corpo de Bombeiros. Na sequência o plantio será feito nos novos canteiros próximos à Faculdade Dom Alberto e em vários outros pontos da cidade.

Publicidade

Otto José Leifheit é autor de um dos primeiros trabalhos ambientais sobre o município, que deu origem ao livro Introdução ao Estudo do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul, publicado pela editora Movimento, em 1978, e que aborda o gradativo desaparecimento da fauna local. Ele que é geólogo, ecólogo e geógrafo e por mais de 30 anos lecionou para alunos do ensino médio e superior, hoje, já aposentado, divide-se entre Santa Cruz do Sul e Caldas Novas, no Estado de Goiás. 

Sobre as bromélias, Leifheit explicou que são de fácil manejo e podem ser plantadas em qualquer período do ano e a qualquer hora do dia ou da noite. A maior parte das espécies floresce a cada doze meses e algumas florações duram o ano inteiro. “É a planta mais fácil de lidar, no inverno não precisa regar e no verão quanto mais água melhor”, explicou. Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Matheus Ferreira, elogiou a iniciativa e agradeceu pela colaboração. “Com este gesto com certeza faremos nossa cidade ainda mais bonita”, disse.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.