Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Imprensa

Rádio Gazeta comemora 36 anos neste sábado

A pesquisa Top Of Mind 2016, divulgada nessa semana, confirma o que já pode ser percebido apenas pelo respaldo da comunidade regional. A Rádio Gazeta AM é um dos principais canais de informação do Vale do Rio Pardo, estabelecendo uma forte empatia com seu público, tanto que é uma das marcas mais lembradas pelos gaúchos no levantamento realizado em todo o Estado. 

Integrante da Gazeta Grupo de Comunicações, o veículo completa neste sábado 36 anos de fundação e mantém seu trabalho alicerçado na comunicação regional, com uma visão estratégica que acompanha os principais avanços do rádio. Por trás desse desempenho está um time composto por profissionais do jornalismo e áreas técnicas em constante busca pela qualidade da informação em todos os seus aspectos.

Dinâmico por natureza, o rádio vem se tornando cada vez mais interativo, estreitando os laços com seus ouvintes. “Temos um desafio diário para fazer rádio diante de todas as tecnologias de comunicação. Manter o interesse do público neste que é o pioneiro das mídias eletrônicas do mundo é fundamental”, observa o gerente executivo das Rádios Gazeta, Leandro Siqueira. E por falar em tecnologia, a Rádio Gazeta vive igualmente um momento singular de sua história. Com o início do processo de migração de AM para FM, a 1.180 curte seus últimos tempos de amplitude modulada (AM). A trajetória de sucesso até aqui certamente deixará saudades. Mas as perspectivas proporcionadas pela nova condição são animadoras e desafiadoras. Justamente por isso, estimulantes também.

Publicidade

O primeiro benefício dessa mudança para o público será a qualidade do sinal recebido. A AM hoje, explica Siqueira, é afetada por várias interferências que poluem e diminuem seu espectro de propagação. Como FM, o som será muito mais limpo, em estéreo. Atuando em frequência modulada, os equipamentos também serão mais elaborados, o que possibilitará que a plástica da emissora seja incrementada. “O investimento será não só em aparelhagem, mas também em conhecimento para lidar com as ferramentas artísticas que estarão a nossa disposição”, diz Siqueira. A conclusão desse processo deve ocorrer em 2017, mas o público já pode ir se acostumando com a ideia de sintonizar a sua tradicional Rádio Gazeta, ainda mais interessante e agradável, em FM.

Da informação à música segmentada

Aos 36 anos, a Rádio Gazeta tem “personalidade” formada. E, para satisfação de seus profissionais, trata-se de um perfil que agrada quem a conhece. O cuidado com a informação é notável. Para estar em dia com o que é notícia, a emissora conta com o auxílio trazido pelo advento dos aparatos eletrônicos, aplicativos e redes sociais, que tornam possível a interatividade com a comunidade e permitem que os ouvintes sejam efetivamente atuantes, abastecendo a rádio com suas informações e levando a apurações em tempo real.

Publicidade

A atenção às diversas áreas consideradas importantes para a vida local também é marcante. O esporte é um dos destaques nesse sentido. Os investimentos que têm sido feitos em equipamentos, deslocamentos e equipe fazem a Rádio Gazeta ser cabeça de rede em várias oportunidades, transmitindo seu sinal para outras emissoras. Além de acompanhar as competições relevantes para a comunidade, a 1.180 também procura seguir os passos de quem é da região e sai para atuar fora, mantendo seus conhecidos e torcida local bem informados.

Na saúde, a mobilização se dá tanto na forma de programa, como o tradicional Rádio Saúde, quanto por meio de ações como o Saúde nas Escolas. Na educação acontece o mesmo, com a participação em iniciativas como o Palco do Saber, que envolve toda a Gazeta Grupo de Comunicações. A cultura é outra área priorizada. A Gazeta mantém programas consagrados, como o Schwarzer Peter Programm, que completa 25 anos no ar. Ainda mais antigo é o Folclore e Tradição, realizado em parceria com o Centro Cultural 25 de Julho. Com eles, contempla um aspecto local importante: a herança deixada pelos imigrantes germânicos. A 1.180 promove ainda o Festival de Bandas da Oktoberfest, outra ação que aproxima a rádio da comunidade e valoriza a beleza que se tem aqui.

Publicidade

O começo

A Rádio Gazeta começou a ganhar forma no final da década de 1970, a partir da ideia inicial de Ernani Aloísio Iser, que na época atuava no jornal Gazeta do Sul. “Era o casamento perfeito com o jornal, e a concorrência no setor se fazia salutar. O diretor da Gazeta, Francisco José Frantz, aceitou na hora”, disse Iser em 2000. Oito grupos disputaram a concessão. A aprovação do projeto teve influência do deputado Norberto Schmidt junto ao Congresso Nacional, após quase dois anos de espera. Era o momento em que se começava o processo de abertura do regime militar e havia controle rigoroso nas concessões.

Em fevereiro de 1980, a emissora funcionava em caráter experimental. Em 28 de maio, o ministro das Comunicações, coronel Haroldo Correa de Mattos, veio a Santa Cruz para a inauguração. Ernani Iser dirigia, então, a nova Rádio Gazeta AM, ZYK 340, com 1kw, na frequência 1.360. Desde 1992, a emissora opera em 1.180 kHz, com 10kw. Sua abrangência efetiva chega a cerca de 20 municípios na região do Vale do Rio Pardo, embora possa ser sintonizada em lugares mais distantes. Gradativamente, aspectos locais foram inseridos no conjunto da programação e, hoje, a emissora anuncia-se como uma das maiores audiências do interior do Estado.

Publicidade

As histórias da Gazeta AM e do profissional de rádio Flávio Luiz Falleiro têm muito em comum, afinal, estão entrelaçadas nos últimos 36 anos. Presente desde o primeiro momento de atividade da emissora, foi ele o repórter que fez a cobertura da inauguração. Falleiro acompanhou a vinda do então ministro das Comunicações desde o aeroporto, passando pelos momentos solenes no estúdio da rádio – à época, na Rua Marechal Floriano – até o almoço de confraternização no Clube União. Além do vínculo permanente como locutor e narrador esportivo, Falleiro (que já era gerente da Gazeta FM desde 1988) assumiu o comando também da Gazeta AM em 1999. Pouco depois, tornou-se diretor de Rádios, cargo que exerceu até este ano, quando passou ao Conselho Consultivo do Grupo.

A mudança ocorreu sob o sentimento de realização tanto por sua caminhada quanto pelo que ajudou a traçar. “Nestes 36 anos, vejo como principal mérito da Gazeta AM sua efetiva participação na comunidade, levando informação e entretenimento e promovendo um trabalho que só quem está realmente próximo de seu público é capaz de desenvolver.” Falleiro também destaca a satisfação por acompanhar o momento vivido pela Rádio Gazeta, que não deixa de ser o resultado de tudo o que foi empreendido até aqui. “Estamos em processo de migração para a FM, o que significa que, em breve, os ouvintes receberão nosso trabalho de qualidade com um som igualmente de mais qualidade.”

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.