Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Trabalho inusitado

Delicadeza feminina que brota na ponta da faca

Trabalho um tanto incomum no universo feminino, a cutelaria, como é chamada a produção de facas artesanais, vem ganhando traços bem delicados por mérito da paulista Márcia Lütge, de 49 anos, radicada em Santa Cruz do Sul. Artesã há 17 anos, ela começou a demonstrar seus dotes com a confecção de bijuterias e depois com o crochê. Mas é com as facas que, hoje, vem se realizando. 

O interesse em produzir lâminas é mais recente, mas Márcia já aposta nessa atividade como profissão. A artesã é uma das poucas mulheres que possuem curso de cutelaria em todo o País. “Enquanto a maioria das mulheres prefere sapatos e roupas, eu gosto de facas. Se vejo uma bonita, eu compro. Sempre fui assim”, conta. 

Em 2012, Márcia resolveu começar a revender pela internet facas produzidas por outros. Nas redes sociais, entrou em grupos de cavaleiros e colecionadores. Na medida em que conquistava clientes, crescia nela a vontade de produzir e colocar suas inspirações, literalmente, na ponta da faca. Em dois anos, produziu cerca de 400 peças. Já são 200 clientes fixos, que voltam para comprar mais. “Tem mulher que compra facas pequenas para carregar na bolsa”, revela.

Publicidade

Diversidade de peças

Quem visita a residência de Márcia, no Bairro Renascença, onde também está montada sua oficina, encontra diversos modelos de facas. “Faço carneadeiras, skinner, faca gaúcha, língua de chimango e modelos que são minhas próprias inspirações mesmo.” Para auxiliar na produção, a cuteleira conta com o marido Alfredo Zuanon, 50 anos, comerciário. “O trabalho pesado, como o corte de disco, geralmente é ele quem faz. O restante do processo fica por minha conta”, revelou. 

Publicidade

LEIA MAIS NA EDIÇÃO DA GAZETA DO SUL
DESTE FIM DE SEMANA

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.