Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Chegar à Câmara dos Vereadores vai exigir 4,9 mil votos

A primeira barreira que precisará ser vencida pelas frentes políticas de Santa Cruz para colocar representantes na Câmara na próxima legislatura será alcançar, entre todos os seus candidatos, a soma de 4,9 mil votos nas eleições de outubro. Um índice próximo a esse irá configurar o chamado quociente eleitoral do município, ou seja, o número mínimo de votos que cada partido ou coligação deverá alcançar para eleger vereadores.

O cálculo leva em conta o número de eleitores (que será superior a 100 mil), o número de vagas no Legislativo (são 17 cadeiras) e a projeção de votos válidos – descontando brancos, nulos e abstenções – que serão registrados nas urnas no dia 2 de outubro. Conforme estabelecido no Código Eleitoral Brasileiro, o quociente é definido pelo resultado da divisão do número de votos válidos pelo número de vagas a preencher. Em 2012, por exemplo, as abstenções chegaram a 12,2%, os nulos somaram 2,8% e os brancos chegaram a 2,3% – patamares semelhantes aos de pleitos anteriores. Com isso, o quociente ficou em 4,6 mil votos.

O aumento no número de vagas na Câmara em 2011 facilitou a vida dos partidos porque derrubou o quociente eleitoral. Em 2008, quando eram 11 vagas e o número de votos válidos ficou em 73,6 mil, o quociente alcançou 6,6 mil. Não por acaso, a esmagadora maioria das siglas apoiou a criação das seis novas cadeiras.

Publicidade

CALENDÁRIO ELEITORAL

20 de julho – Inicia o período de convenções para definição de candidaturas. Prazo vai até 5 de agosto.

15 de agosto – Último dia para os partidos e coligações registrarem suas candidaturas.

Publicidade

16 de agosto – Campanha é oficialmente iniciada, com o começo da propaganda eleitoral.

26 de agosto – Início do período da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão.

22 de setembro – Data limite para os eleitores solicitarem a segunda via do título.

Publicidade

29 de setembro – Último dia da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão.

30 de setembro – Último dia para divulgação de propaganda eleitoral em jornais, revistas e internet

2 de outubro – Eleitores vão às urnas para eleger vereadores, prefeito e vice-prefeito.

Publicidade

Colaborou Pedro Garcia

LEIA MAIS NA EDIÇÃO DA GAZETA DO SUL
DESTA SEGUNDA-FEIRA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.