Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Solidariedade

Ação entre amigos busca ajuda para santa-cruzense

Usar uma roupa curta ou comprar uma calça jeans são ações comuns entre a maioria da população, mas não para a secretária Susana Rodrigues, de 36 anos. A santa-cruzense sofre com uma doença chamada linfedema, que causa inchaço, no seu caso da perna direita. Casada, mãe de dois filhos – um de 10 anos e outro de 11 meses –, ela convive com o transtorno desde os 15 anos, sempre com um sorriso no rosto para disfarçar os empecilhos, como a dificuldade de adquirir um sapato ou o peso do inchaço da perna. Ela trabalha meio período como secretária em uma transportadora do município.

O tratamento, segundo Susana, é apenas mecânico. Por isso, usa diariamente uma meia elástica e deve manter a perna elevada pelo maior tempo possível. Inquieta, conta que sempre pesquisou e procurou alternativas que possam amenizar o incômodo. Na internet, encontrou uma clínica em São Paulo na qual está disponível um tratamento que pode auxiliar a diminuir o tamanho da perna, proporcionando mais qualidade de vida. Além do procedimento, que deve ser feito na casa de saúde, ela deve adquirir um equipamento para a manutenção do tratamento. O custo total para adotar essa alternativa é alto, mas Susana não desiste. 

Vendo a busca incessante da moça que conhece desde criança, a cabeleireira Inês Silveira  procurou auxiliar. Ela faz parte da Rede do Bem, que também contou com a ajuda do radialista Claudiomiro Silva, de Estrela. O comunicador idealizou a ação entre amigos com o objetivo de arrecadar o montante necessário para tratamento, hospedagem, deslocamento e alimentação. Cada número custa R$ 5,00 e dá direito a concorrer a 15 prêmios. Quem quiser auxiliar pode adquirir um ou mais números ou fazer o depósito direto na conta bancária no Sicredi (agência: 0156, conta: 01361-7) no nome de Susana Rodrigues. Os números estão disponíveis no Salão Afrodite, na Rua Marechal Floriano, 687, e o  resultado sai dia 30 de julho. Todos os brindes foram doados.

Publicidade

O que é a doença

O linfedema é um inchaço causado pelo acúmulo de líquido linfático nos tecidos. Em função da doença, o sistema linfático não é capaz de drenar a linfa de uma determinada região do corpo resultando em aumento do volume naquela área. O linfedema se desenvolve lentamente e evolui de forma progressiva. A doença não tem cura, mas pode diminuir com diagnóstico e tratamento adequados.


Susana: cuidados são diários
Foto: Divulgação

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.