Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Detran

Estado suspende provas de direção marcadas para a próxima semana em Santa Cruz

Todas as provas – teóricas e práticas – dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Santa Cruz do Sul foram suspensas para a próxima semana. Na última terça-feira, 12, apenas as provas teóricas haviam sido canceladas, mas do dia 18 ao dia 22 de julho, todas as atividades avaliativas marcadas nas escolas tiveram de ser suspensas devido à greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS). 

De acordo com o diretor de ensino do CFC Real, Daniel Raupp, o Detran submeteu um e-mail aos CFCs nesta sexta-feira, 15, avisando sobre a situação. Por causa da greve, não haverá examinadores disponíveis para aplicar nenhuma das provas marcadas para a semana. No e-mail, foi dito que os CFCs devem aguardar novas orientações. Segundo Raupp, porém, não há previsão de quando a situação será normalizada, já que a greve pode se estender para além desta semana. 

Com o cancelamento das provas, aulas também precisam ser canceladas. “As aulas de quem já estava prestes a fazer alguma prova tiveram que ser canceladas pois de que adianta o aluno estar bem preparado agora se ele não terá como fazer a prova logo?” questiona o diretor de ensino. Por enquanto, ainda há turmas em andamento. No entanto, se a paralisação se prolongar, Raupp se preocupa que os CFCs ficarão sem alunos durante o período de greve.

Publicidade

Os cancelamentos de atividades prejudicam também os alunos. Como muitos são de outras localidades, como Gramado Xavier e Boqueirão do Leão, e não possuem telefone, o CFC não tem a possibilidade de avisar a todos que as aulas e provas não ocorrerão. “Com isso, os alunos vêm até aqui no dia que teria a aula ou prova e acabam perdendo tempo já que as atividades tiveram que ser canceladas”, diz.

Ainda não há previsão de quando as atividades das escolas serão normalizadas, pois tudo depende da duração da greve dos servidores do Detran. De acordo com Daniel Raupp, a situação futura é preocupante também. Como muitos alunos deixarão de prestar as provas agora, quando as atividades avaliativas forem retomadas haverá um acúmulo muito grande de pessoas querendo fazê-las. Isso, conforme o diretor de ensino, poderá prejudicar ainda mais os alunos, que terão de arcar com mais um período de espera.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.