Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Arte de rua

Grafite surge como solução contra pichações em muros

Muros e fachadas de ruas de Santa Cruz do Sul, que antes pareciam abandonados e à mercê de pichadores, agora chamam a atenção pelo colorido, graças ao trabalho de artistas locais. É o caso do muro da residência da educadora física Doris Grewher, que mora com a mãe, Luva Grewher, na Rua Thomas Flores, proximidades da Gaspar Silveira Martins, no Centro. Durante muitos anos, a estrutura amanhecia com pichações e, quando as moradoras mandavam pintar, os rabiscos reapareciam em pouco tempo.

No ano passado, em meio à crise política, o muro foi tomado por frases de ordem e Dóris resolveu buscar uma nova solução. Inspirada por outros muros da cidade, surgiu a ideia do grafite. “Não sabia muito bem por onde começar, até que encontrei o Rodrigo de Almeida e ele ficou muito feliz com a oportunidade”, relata.

Rodrigo é grafiteiro e dançarino de rua e, atualmente, trabalha em uma loja. Ele foi o articulador entre Dóris e os grafiteiros. Seis artistas foram responsáveis pela obra no muro de Dóris. Rodrigo, Lucas Garibaldi, Maicon Oliveira, Pepe Fontanari, Paulo Edgar e Alexandre Kuhm fizeram o trabalho de forma gratuita.

Publicidade

Dóris e Luva gastaram apenas com a compra de 20 latas de tinta, cerca de R$ 600,00. Outras 20 foram doadas por Rodrigo, remanescentes de trabalhos anteriores, e os grafiteiros também levaram o que tinham. Ele explica que contribuiu por se tratar de uma oportunidade importante para os artistas, especialmente para aqueles que estão começando. “Não é fácil conseguir muro e os artistas geralmente não são valorizados”, conta.

Repleto de cores e detalhes, o resultado final trouxe satisfação para Dóris. “Adoramos, desde o primeiro minuto em que eles começaram a fazer os desenhos. Todos que passavam por ali paravam para ver”, lembra. Para Rodrigo, mais do que cobrir antigas marcas, o grafite nos muros agora divulga o trabalho de vários artistas e contribui para  maior esclarecimento sobre esta arte. “Novos grafiteiros estão encontrando seu espaço e a cidade vai ficando mais viva, mais cheia de cor”, comemora.

A inspiração de Dóris

Publicidade

Além do muro na Thomas Flores, o grafite de Rodrigo de Almeida e seus parceiros pode ser visto na Praça Ernesto Frederico Söhnle, na Rua Alberto Pasqualini, próximo ao Shopping Santa Cruz, onde os moradores das redondezas se uniram e custearam o valor das tintas. Os desenhos por lá foram realizados em um evento onde vários dispositivos da praça foram reformados pela comunidade, como os canteiros e os brinquedos da pracinha.

Próximo à Padaria Pritsch também há um muro grafitado por eles. A Pritsch bancou os custos e eles fizeram a arte, dessa vez por iniciativa dos próprios grafiteiros.

LEIA MAIS NA EDIÇÃO DIGITAL DA GAZETA DO SUL
DESTA QUINTA-FEIRA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.