Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Parque da Gruta receberá investimentos para a prática do ecoturismo

O aproveitamento do imenso potencial ecoturístico do Parque da Gruta é o foco de uma parceria firmada nesta sexta-feira, 29, entre a Prefeitura e a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) que até o início da Oktoberfest pretende dar ao local uma nova ocupação.

A primeira providência que será tomada nos próximos dias é a retirada do teleférico que está com sua estrutura comprometida e cuja manutenção e conserto demandam altos investimentos.

No lugar do teleférico serão instalados equipamentos apropriados à prática do turismo ecológico, um dos ramos do turismo que mais cresce no mundo. Conforme está previsto no termo de cooperação assinado esta tarde pelo prefeito Telmo Kirst e pelo presidente da Assemp, Flávio Bender, recursos de superavit financeiro oriundo de eventos promovidos pela associação serão destinados para a execução de melhorias na infraestrutura do parque, um dos mais frequentados pontos turísticos de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, Léo Schwingel, os 14 hectares de mata existentes no Parque da Gruta são apropriados para a construção de trilhas de caminhadas e mountain bike.

Também está prevista a construção de uma escola ambiental para atividades de preservação do ecossistema, tendo como público alvo especialmente a comunidade escolar. “A população perceberá os benefícios dessa remodelação de forma imediata, porém o projeto é muito mais amplo e envolve a participação de muitas pessoas”, observou.

Parte da estrutura idealizada deverá ser instalada de forma rápida, dentro do prazo máximo de sessenta dias – tempo que falta para a realização da Festa da Alegria – com a participação do Santa Ciclismo e da Up Aventuras. Para os corajosos que buscam um pouco mais de adrenalina junto às paisagens naturais, mas nada assim tão radical, o Parque da Gruta deverá acolher equipamentos como pontes de arvorismo, parede de escalada e tirolesa.

Publicidade


Prefeitura anunciou medidas para melhorias do Parque da Gruta,
do Ginásio Poliesportivo e dos pavilhões do Parque da Oktoberfest
Foto: Luiz Fernando Bertuol/PMSCS

Durante a assinatura do termo, no Salão Nobre do Palacinho, com a presença dos secretários municipais e representantes das entidades parceiras, o prefeito Telmo falou dos inúmeros investimentos que Santa Cruz do Sul tem feito na área do turismo nos últimos anos, dentre os quais o Projeto do Complexo de Lazer do Lago Dourado, para o qual estão previstos R$ 20 milhões.

Ele citou ainda a revitalização do Ginásio Poliesportivo e dos pavilhões do Parque da Oktoberfest, a implantação de infraestrutura no Parque da Cruz, a construção de ciclovias na zona urbana, entre outros.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.