Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futuros heróis

Cães de resgate dos bombeiros ganham canil

Que o cão é o melhor amigo do homem, a maioria já sabe. Em Santa Cruz do Sul, no entanto, cinco animais cumprem uma missão ainda maior: servir à comunidade auxiliando o 6º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM). No fim da tarde de ontem, os futuros heróis de quatro patas participaram da inauguração de seu novo lar, um canil construído no pátio da sede do batalhão. Até o término da construção, Aquiles, Argos, Aurora, Lana e Lion ficaram hospedados na casa de seus adestradores. Agora, o ambiente militar será seu habitat.

O canil é construído em alvenaria e cada box tem sete metros quadrados, onde os animais ficarão isolados na maior parte do tempo. A rotina de treinamentos já se iniciou e não vai ser alterada por causa da mudança de local. O trabalho, para os animais, é a brincadeira, segundo um dos adestradores, soldado Denardi. Nesse sentido, há uma diferenciação entre os treinos dos filhotes e dos cachorros mais velhos. “Os mais novos têm cinco sessões de dez minutos. Já os maiores têm menos sessões, porém mais longas”, explica.

Publicidade

Os cães são as melhores ferramentas para busca e salvamento em áreas rurais, de mata fechada e até mesmo embaixo d’água. Conforme Denardi, o treinamento dos cinco é voltado para a realidade da região, caracterizada por ações de localização de corpos no interior e em lugares de difícil acesso, principalmente no verão. “Os cães vêm facilitar o nosso trabalho, não substituir”, observa. Durante as operações de busca, os animais vão trabalhar fora da guia e sinalizar as descobertas pelo latido, já que poderão ficar a cerca de até 50 metros de distância do adestrador.

Ainda não há previsão para o início da atuação dos cães, pois, depois dos treinamentos, são necessárias certificações da Comissão do Comando do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul e do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares. Se algum deles não tiver perfil para buscas, será designado para trabalhar em ações sociais, apresentações em escolas e cinoterapia – terapia feita com o auxílio de cães.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.