Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Câmara realiza homenagem pelos 25 anos do Projeto Verde É Vida

Numa proposição do vereador do PT, Alberto João Heck, foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 22, uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, em homenagem aos 25 anos do Projeto Verde É Vida, realizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

A sessão contou com a presença da direção da entidade, pessoas ligadas ao projeto Verde É Vida, e também da comunidade. A mesa foi composta pelo secretário da Afubra, Romeu Schneider; pelo tesoureiro da entidade, Maarcílio Drescher; pelo coordenador do projeto Verde É Vida, Adalberto Huve; pelo secretário da Agricultura, Clero Ghisleni; secretária do Legislativo, vereadora Solannge Finger, e pelo presidente da casa, vereador Alceu Crestani.

O vereador Alberto Heck lembrou a importância do projeto para a educação ambiental nas escolas da região Sul do Brasil em seu discurso. “Acompanho e convivo com o desenvolvimento e a evolução desta caminhada proporcionada pela Afubra. Nas essolas em que tenho atuado durante meus 30 anos de magistério, as atividades do “Verde é Vida” sempre foram um capítulo à parte. Com ou sem a presença do seu mascote  –  o boneco Afubrinha, o trabalho de conscientização e sensibilização das crianças se transforma em uma verdadeira festa. Gincanas culturais e de conhecimento, atividades recreativas e lúdicas que provocam reações e ações surpreendentes”, apontou Alberto.

Publicidade

O vereador lembrou que este contato e o encantamento despertado pelo Verde é Vida, que permitiram a ele aceitar o desafio de assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de 2009 a 2012.  “Tenho a convicção de que o sucesso do Verde é Vida se deve à compreensão de que a conscientização e a sensibilização para a mudança de atitudes, pela nossa sociedade ,passa por ações que sejam essencialmente pedagógicas. Não adianta despejar teoria, precisamos do conhecimento e da informação que venham acompanhados de ações concretas. E neste sentido, não há, também, melhores agentes do que os educadores e as nossas crianças”, citou, ao lembrar que a pedagogia do “Verde é Vida”  tem o mérito de possibilitar ao aluno o aprendizado e a autonomia de construir  o seu conhecimento através dos projetos.

Em nome da associação falaram o secretário Romeu Schneider, que agradeceu ao vereador Alberto Heck pela distinção e também ao Poder Legislativo santa-cruzense por ter acolhido a homenagem por unanimidade. Já o coordenador pedagógico, José Leon Macedo Fernandes, dissecou a respeito dos trabalhos desenvolvidos pelo Verde é Vida.

Educação Ambiental

Publicidade

A partir de 1986, a Afubra começou a desenvolver campanhas de educação ambiental, com distribuição de mudas nativas para sensibilizar as comunidades sobre a preservação. Então, em 1991, a entidade criou o Projeto Verde é Vida, que desenvolve a educação ambiental, a partir de informações, pesquisa, conceitos, práticas, palestras, estudos, distribuição de mudas e trabalha com alunos, professores e comunidades rurais onde a entidade atua.

Em 2016, o Projeto Verde é Vida completou em 8 de agosto seus 25 anos. Neste ano foi lançado um livro comemorativo aos 25 anos do Projeto Verde é Vida que relata a história e as atividades promovidas pelo programa. São 70 páginas de resgate histórico.

E a realidade das propriedades rurais é diferente da constatada no início dos trabalhos ambientais. O Projeto Verde é Vida contribuiu na formação de uma nova consciência e da relação dos agricultores, com a sociedade e o meio ambiente. A intenção é consolidar ainda mais as atividades que beneficiam o ambiente e a sociedade nas comunidades onde atua e, assim, oportunizar melhor qualidade de vida a todos.

Publicidade

Desde 1997, com o objetivo de proporcionar aos professores as condições de trabalharem, de forma didática as questões ambientais, a Afubra iniciou o lançamento de da Série Ecologia, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, com obras que se tornaram referência para muitos trabalhos de pesquisa e de atividades pedagógicas desenvolvidas nas escolas e nas universidades, proporcionando para os bancos escolares e as bibliotecas uma gama de informações inéditas sobre o meio ambiente.

Atualmente, o Projeto Verde é Vida desenvolve suas atividades nas escolas através do Programa de Sensibilização Ambiental (PSA), Programa de Ação Socioambiental (Pasa) e o Programa de Coleta de Óleo Saturado.

As ações do Projeto Verde é Vida nas Escolas vão muito além da simples distribuição de mudas. São muitas as contribuições na área pedagógica, com a produção de materiais que servem de suporte em todo o processo de Educação, não apenas no foco da Educação Ambiental. Os projetos tem envolvimento da comunidade escolar, experiências locais de diversificação e buscam a valorização do conhecimento, das tradições e da cultura das comunidades. Existem coordenações regionais nos três estados do Sul, divididos em 14 regiões de atuação,  que trabalham com o suporte da coordenação geral.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.