Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Gruta recebe novidades a partir da próxima semana

Dividindo espaço com a paisagem verde usual, máquinas e trabalhadores estão dando uma nova cara ao Parque da Gruta. O teleférico, por exemplo, já não existe mais. “Quem andou, andou. Quem não andou, não anda mais”, brincavam os funcionários responsáveis pela retirada da estrutura, tarefa que iniciou na segunda-feira e terminou na tarde ontem. Na próxima semana começa a instalação da tirolesa, da parede de escalada, das estações de arborismo e das trilhas de caminhada e mountain bike. A ideia é que o local esteja pronto até a Oktoberfest.

As mudanças no Parque da Gruta integram um planejamento realizado a partir de parceria entre a Prefeitura e a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). De acordo com o presidente da entidade, Flávio Bender, o objetivo do projeto é mudar o perfil do parque, explorando o potencial ambiental, ecológico e educativo do local. Para tanto, há o apoio, ainda, do Santa Ciclismo, da Up Aventuras, do curso de Biologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


Nessa quarta, 24, equipe concluiu trabalho de remoção do equipamento
Foto: Lula Helfer

Publicidade

Conforme Bender, dentro dos próximos 40 dias – tempo que falta para o início da Festa da Alegria – as novas estruturas devem estar em condições de uso. Caso o prazo se cumpra, existe a possibilidade de haver atividades que integrem a programação da Oktoberfest no Parque da Gruta. “Se ficar pronto, vai ser uma forma diferente de começar a divulgar as novidades”, diz. Para o presidente da Assemp é importante que Santa Cruz seja incluída na rota do turismo de aventura, já que tem grande potencial para isso.

Contudo, mais que turismo, a Assemp tem interesse em implantar uma escola ambiental no parque. Com isso, durante as trilhas, as crianças fariam recolhimento de lixo e identificação da flora e fauna existentes no local. Já a prática das atividades envolvendo o ecoturismo será cobrada, mas segundo Bender, serão valores acessíveis a todos os públicos. “Precisaremos de instrutores e de equipamentos de segurança, e tudo isso tem custo”, explica. A entrada no Parque da Gruta permanecerá gratuita.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.