Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saneamento

Mutirão no Bairro Goiás em favor da coleta seletiva

Para conscientizar a população sobre a importância da separação do lixo, a Cooperativa dos Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) e o Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária (Facs) farão um mutirão no Bairro Goiás a partir das 8h30 de 3 de setembro, um sábado. Será a 5ª edição da iniciativa e terá a concentração em frente à Escola Goiás. O objetivo é que a comunidade possa conhecer o trabalho desenvolvido no recolhimento de materiais recicláveis e os benefícios em relação à preservação do meio-ambiente.

Conforme o responsável pela comunicação da Coleta Seletiva Solidária (CSS), Jonathan William dos Santos, o mutirão passará nas residências do bairro e entregará folhetos com informações. Equipes de catadores vão percorrer as ruas em busca de materiais recicláveis e farão limpeza nas vias. “No bairro, há uma dificuldade na separação. Fizemos o mutirão no Santo Inácio e Higienópolis, que também eram locais de pouca adesão, e conseguimos ampliar o apoio. Nos folhetos, explicamos como fazer a separação e quem recolhe. Também auxiliamos na divulgação de atitudes para combater o mosquito Aedes aegypti”, explica Santos. Uma palestra realizada na Escola Goiás alertou os alunos sobre como proceder na seleção dos resíduos.

A primeira iniciativa para organização dos catadores aconteceu em 2003, com a criação da Associação Ecológica dos Catadores de Materiais Recicláveis (Asecmar). A evolução mais significativa do setor foi a assinatura de contrato da Prefeitura com a Coomcat em 2012, para que a cooperativa pudesse implementar o projeto de Coleta Seletiva Solidária, com operação na Usina Municipal de Triagem, no Bairro Carlota. Atualmente, a CSS abrange o Centro, Renascença, Universitário, Independência, Avenida, Várzea, Goiás, Santo Inácio e Higienópolis.

Publicidade

FIQUE ATENTO: Confira os dias da Coleta Seletiva Solidária

Bairro  / Dia da semana / Turno

Goiás segunda e sexta-feira manhã (8 horas)
Higienópolis segunda e sexta-feira manhã (8 horas)
Santo Inácio segunda e sexta-feira manhã (8 horas)
Avenida segunda e quarta-feira tarde (13 horas)
Universitário segunda e quarta-feira tarde (13 horas)
Independência quarta-feira manhã (8 horas)
Independência sexta-feira tarde (13 horas)
Renascença quarta-feira manhã (8 horas)
Renascença sexta-feira tarde (13 horas)
Várzea quarta-feira manhã (8 horas)
Várzea sexta-feira tarde (13 horas)

Publicidade

Separação e destinação
Materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) – catadores da CSS (Coomcat)

Rejeitos (papel higiênico, cotonetes, fio dental ou que não se enquadram nos recicláveis) – coleta convencional e contêiner (Conesul)

Orgânicos (restos de alimentos, cascas, folhas, erva-mate) – compostagem, coleta convencional ou contêiner (Conesul)

Publicidade

Perigosos (pilhas, baterias, lâmpadas, pneus, medicamentos, latas de tinta) – fabricante ou Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (51) 3902-3611

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.