Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cultura

Venâncio-airense é responsável pela tradução de obra italiana

Uma história de um imigrante italiano foi lançada nas feiras do livro de Venâncio Aires, Lajeado e Santa Cruz do Sul. O que poucos sabem é que Ottavio, obra do escritor italiano Marco Petrin, foi traduzida por uma venâncio-airense. Gabriele Becker, que conheceu o autor durante os anos em que viveu em Roma, Biella e Veneza, se tornou amiga da família e agora representa o autor em feiras literárias.

“Convidei o Petrin para vir ao Brasil fazer a divulgação, porém neste primeiro momento não foi possível,” destaca Gabrielle, filha do servidor público pelo Estado, Dirceu Becker. Como tradutora, ela se sente honrada por ter feito parte do livro. A obra conta a vida do personagem Ottavio. “É um romance muito bom que pode ser lido por qualquer pessoa, não necessariamente por imigrantes italianos. A obra também é uma experiência de renovação e resgate pessoal”, afirma.

Petrin é formado em Direito, produtor esportivo e escritor. Redigiu o livro com o intuito de contar a história de um imigrante italiano, como vivia antes de imigrar e como eram as suas viagens. Além disso, o título traz pesquisas feitas pelo autor, ressaltando as histórias das famílias imigrantes na Itália. Lançado em 2012 na Europa, chegou ao Rio Grande do Sul neste mês e depois do lançamento nas feiras da região, será a vez da feira do Livro de Porto Alegre, em novembro.

Publicidade

RESUMO

Na Padova do fim do século XIX, as dificuldades econômicas e a pobreza obrigam Maria a fazer uma dolorosa escolha: entregar o pequeno Ottavio – fruto da violência de Vittorio, filho do patrão – aos cuidados de um orfanato onde será educado e cuidado por um padre iluminado e sensível.

Deste dramático evento nasce uma narração que põe em paralelo a existência dos três protagonistas, até que a sucessão e coincidências imprevistas dos acontecimentos, os colocará frente a frente e todos perante à verdade. No estreito final, em uma crescente tensão narrativa e emotiva, se manifesta a solução inesperada das suas vidas que reservará a eles uma segunda ocasião, um resgate.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.