Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Restauração

Solar Almirante Alexandrino é reinaugurado em Rio Pardo

Um dos mais importantes prédios da histórica Rio Pardo foi reinaugurado na manhã deste domingo, 25. Após seis meses de obras, o Solar Almirante Alexandrino, construído em 1710, agora volta a ser aberto ao público. O espaço havia sido interditado após o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) diagnosticar necessidades de melhorias. As principais intervenções aconteceram no telhado, no piso, nas aberturas e nos barrotes. A cerimônia de reinauguração, que contou com a presença de autoridades locais, também serviu para agradecer aos órgãos que foram parceiros no restauro. 

Conforme o secretário municipal de Planejamento, Indústria e Comércio, Adolfo Menezes, foram decisivos para a conclusão das obras o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), com doação de madeira apreendida, a Marinha do Brasil, que arcou com a mão de obra e o Iphae, responsável pela  técnica e vistoria da obra. “Há três anos quando começamos a busca de recursos, esses órgãos souberam muito bem entender a importância do prédio não só para Rio Pardo, mas para a história do Brasil”, disse. Segundo informou, o acervo do Museu Barão de Santo Ângelo será recolocado no interior da construção já na próxima semana. 


Foto: Bruno Pedry

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.