Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cultura gaúcha

Santa Cruz volta a ter dois representantes no Enart

Pode parecer cedo, mas os integrantes das invernadas adultas dos CTGs Lanceiros de Santa Cruz e Rincão da Alegria já estão com a cabeça – e os pés – lá em novembro. Isso porque as apresentações dos dois grupos no último domingo em Venâncio Aires, na fase inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), garantiram a vaga para a fase final da competição. A última vez que Santa Cruz do Sul teve dois representantes na etapa mais disputada do concurso foi em 2014, quando o Rincão ficou na 36ª colocação e o Lanceiros conquistou o 8º lugar.

Apesar de estar na final do Enart desde 2003, o coordenador do grupo adulto do Lanceiros de Santa Cruz, Aquiles Severo, garante que neste ano a classificação teve um pouco mais de emoção, pois pela primeira vez a invernada conquistou o primeiro lugar em uma fase inter-regional. “São muitos anos de trabalho que coroam essa vitória”, afirmou. Contudo, ele lembrou a importância de manter os pés no chão e continuar ensaiando, sem perder o foco. “Esse é apenas um degrau para alcançarmos nosso objetivo maior”, disse.

A invernada artística do CTG Lanceiros de Santa Cruz é composta por 35 pessoas, entre dançarinos, músicos e instrutores. Conforme Severo, durante o mês de outubro os ensaios continuarão no ritmo normal – três vezes por semana. Por enquanto, a temática a ser apresentada nas coreografias de entrada e saída é segredo, mas já está sendo preparada. Agora, com a classificação garantida para a fase final, o objetivo é estar entre os 20 grupos que dançarão no domingo. “Se dançarmos no domingo, daí pretendemos ficar entre os dez”, adiantou.

Publicidade

Pausa ajudou a reerguer o grupo

Depois de um ano sem participar do Enart, o patrão do CTG Rincão da Alegria, Maicon Vidal, também pretende chegar ao domingo da fase final com o grupo. Segundo ele, o objetivo é colocar a entidade de volta entre os principais grupos da competição e, a médio prazo, repetir resultados que são motivo de orgulho para a invernada. “Essa pausa do ano passado serviu para revermos alguns conceitos sobre dança, pessoas e trabalho em grupo. Agora, estamos focados”, destacou. De acordo com Vidal, o trabalho para o Enart 2016 começou ainda em novembro de 2015.

Agora os dançarinos terão uma folga, já que nas últimas semanas ensaiaram quase todos os dias. “Temos alguns integrantes que são de outras cidades. Vamos deixar eles verem a família”, disse. Até novembro, os ensaios acontecerão de três a quatro vezes por semana. Depois, com a proximidade da competição, os treinos devem ser intensificados. A temática a ser apresentada na final do Enart já foi definida e tem previsão de ser apresentada à comunidade santa-cruzense no dia 12 de novembro, no pavilhão central do Parque da Oktoberfest.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.