Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Palestras qualificam indústria da construção para Norma de Desempenho

Durante o mês de outubro, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), por intermédio do Escritório Regional Vale do Rio Pardo, está realizando uma série de palestras, na sede da entidade, focadas na qualificação do setor. De acordo com o vice-presidente da entidade e coordenador do Escritório Regional, Carlos Augusto Gerhard, o objetivo dos encontros é preparar e informar as empresas para os novos desafios e soluções técnicas para atender a Norma de Desempenho. “Precisamos focar na qualidade e na vida útil das obras, com respeito à legislação, para entregar bons produtos aos nossos clientes”, salienta. Para Gerhard, cada vez mais, o consumidor terá que saber diferenciar preço e valor. “O preço baixo pode significar qualidade e vida útil ruins, enquanto o preço justo quer dizer obra de qualidade e longa vida, com baixa manutenção”, assegura.

Na última quarta-feira, 26, o palestrante foi o engenheiro civil Marcos Storte, que abordou o desempenho dos sistemas acústicos em pisos de edificações para atender a ABNT NBR 15575:2013. Para o especialista, a Norma de Desempenho não pode ser considerada um problema, pois os parâmetros estabelecidos já são praticados na maioria das obras do Brasil. “Quem já cumpria as normas técnicas, terá que fazer pequenos ajustes”, destaca. Segundo ele, dois aspectos da Norma são fundamentais e referem-se ao conforto e à durabilidade das obras. “É uma forma de avaliar, do ponto de vista do usuário, o desempenho da edificação. Tornou o processo mais transparente e atribuiu a todos os envolvidos, uma responsabilidade”, completa. Além de representantes de empresas associadas, o evento contou com a presença de estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Publicidade

SEGURANÇA – A revisão das novas exigências da NR 35, que trata da segurança em Equipamentos de Proteção Individual, Acessórios e Sistemas de Ancoragem da Norma Regulamentadora n.º 35 (NR-35) – Trabalho em Altura, foi tema do 11º Encontro do Grupo de Segurança nas Obras do Vale do Rio Pardo, que se reúne quinzenalmente. O encontro, realizado na sede do Sinduscon, nesta quarta-feira, 26, discutiu as novas exigências, que entraram em vigor em setembro deste ano, conforme publicação no Diário Oficial da União. “Este grupo tem realizado um excelente trabalho, de pesquisa, de qualificação e de troca de experiências entre as empresas associadas. E isso, na prática, vai representar obras mais seguras para empregados e empregadores”, completa Gerhard.

ESTRUTURA – O Escritório Regional Vale do Rio Pardo do Sinduscon-RS promoveu, também, no dia  17 de outubro, a palestra Desempenho Estrutural – Norma de Desempenho, Norma ABNT NBR. 15575/2013, com o professor da Unisc e engenheiro civil, Christian Donin. Doutorando em Engenharia Civil na linha de pesquisa de Estruturas e Sistemas Construtivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ele compartilhou sua ampla experiência na área para abordar os principais aspectos do desempenho estrutural e as mudanças desta nova legislação.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.