Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sinimbu

Tradições do município em evidência na Exposin

Na tarde de sábado, a Avenida Flores da Cunha, a principal de Sinimbu, tornou-se mais uma vez palco para o desfile temático da Exposin. Nas calçadas, as pessoas assistiram a diversas manifestações culturais e artísticas, e prestigiaram clubes e associações da cidade. Durante quase uma hora, os participantes apresentaram tradições e costumes germânicos e do homem do campo, contexto presente no município.

O desfile já se tornou tradição na programação da Exposin e, a cada ano, uma novidade é inserida. O objetivo é mostrar aos sinimbuenses e visitantes o que o município tem de melhor, valorizando a cultura local, baseada na agricultura. 

Uma das instituições sinimbuenses que mostraram seu potencial foi a Escola Frederico Kops. O educandário apresentou, entre outras alas, o grupo de danças alemãs Lustiger Tanz. Segundo a professora responsável, Alice Dorfey, é importante que a tradição e a cultura germânica sejam mantidas pelos mais jovens, já que Sinimbu ainda tem forte influência dos costumes dos imigrantes.

Publicidade

O grupo conta com 26 dançarinos, divididos nas categorias juvenil e infantil. Os ensaios acontecem no turno inverso, pois um dos objetivos da escola é a formação integral do aluno. Além de danças alemãs, os estudantes têm a possibilidade de aprender dança moderna e ginástica rítmica.


Arte local, música e agricultura chamaram atenção do público

 

Publicidade

Programação

Segunda-feira 14 de novembro

10 horas – Abertura da Feira Comercial

Publicidade

10 horas – Palestra sobre Direito Previdenciário, no lonão

12 horas – Almoço típico

13 horas – Baile da Terceira Idade

Publicidade

15h30 – Café colonial, no Pavilhão da Comunidade Católica

20 horas – Desfile de modas

23 horas – Encerramento da Feira Comercial

Publicidade

00 horas – Baile

Terça-feira 15 de novembro

10 horas – Abertura da Feira Comercial

12 horas – Almoço do Cabrito

15h30 – Café colonial, no Pavilhão da Comunidade Católica

18 horas – Orquestra de Venâncio Aires, no lonão

20 horas – Encerramento oficial

Oportunidade de expandir negócios

A cada ano, mais flores vendidas. Assim as empresárias Vanusa e Noemia Wendland definem os seis anos de participação da Floricultura Wendland na Exposin. Segundo elas, nesse fim de semana, não foi diferente. Para ambas, isso é importante para dar visibilidade à floricultura. Até porque, além de pensar somente no próprio negócio, Vanusa aponta a necessidade de mostrar a toda a região o potencial de Sinimbu.

Ela e a sogra trabalham em conjunto e, além da venda de flores, também oferecem serviços de decoração. “Sempre é mais gente que conhece, tanto de dentro quanto de fora do município”, disse. Para a empresária, a época em que é realizada a Exposin também favorece o comércio. “As pessoas já começam a se presentear e também organizam o jardim para o verão.”

Pela primeira vez, a agroindústria Agro 66, de Vera Cruz, participou da feira da agricultura familiar. Segundo o proprietário, Marco Antônio Pohl, as vendas de embutidos no fim de semana foram melhores do que o esperado. Para ele, porém, o maior benefício de participar de eventos como esse é a possibilidade de conquistar novos mercados.

Segundo Pohl, o item mais vendido foi linguiça, o carro-chefe da agroindústria. Por enquanto, o comércio de embutidos da Agro 66 é realizado somente em Vera Cruz, mas a ideia é começar a vender para outras cidades da região.

Orquestra de Venâncio

O programa A União Faz a Vida vai comemorar, nesta terça-feira, uma década de atuação na região de abrangência da Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo. Para celebrar, a Orquestra de Venâncio Aires se apresentará, a partir das 18 horas, no Lonão da Exposin. Por cerca de uma hora e meia, a Orquestra tocará músicas de artistas consagrados, como Elvis Presley, Whitney Houston, Ray Charles, James Brown, Joe Satriani, Lulu Santos e Tim Maia.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.