Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde Pública

Santa Cruz do Sul chega a 22 unidades de ESF

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul alcançou a meta de dobrar o número de unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em funcionamento, conforme compromisso assumido pelo prefeito Telmo Kirst no início do governo. Em 2013 o município tinha 11 unidades implantadas, cobrindo cerca de 35% da população. Hoje são 22 que, somadas ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde, prestam atendimento diferenciado a 72% da população.

A coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Raquel Rozeno, explica que no início de 2014, após o mapeamento das áreas carentes de cobertura e da composição das equipes necessárias, os projetos de expansão e reforma dos postos de saúde foram encaminhados para o Ministério da Saúde. Em junho do mesmo ano foram implantadas ESFs em Linha Santa Cruz, Paredão e Boa Vista. Em 2015 foi a vez dos bairros Figueira e Progresso e do distrito de Monte Alverne (Dr. Pedro Egler) ganharem suas equipes. Este ano foram contemplados os bairros Esmeralda e Arroio Grande, o Loteamento Viver Bem, a localidade de Linha Pinheiral e o distrito de Monte Alverne com uma segunda equipe.

Conforme Raquel, a maior parte das ESFs foi implantada a partir da migração de unidades básicas de saúde para o modelo de saúde da família (ESF). Apenas as unidades Progresso e Viver Bem são novas, as demais já funcionavam no antigo formato. “A primeira ainda não dispunha de posto de saúde, então a opção foi por abrir logo uma unidade dentro desse modelo, bem mais completo. Já o Residencial Viver Bem, dado o grande número de moradores, também ganhou uma equipe, que funciona junto à Unidade Cristal Harmonia.”

Publicidade

Raquel explica que já existem novos projetos encaminhados ao Ministério da Saúde visando a abertura de mais estratégias. “Em 2014 tínhamos uma ideia de que de 10% a 15% da população era portadora de algum tipo de plano de saúde privado, então trabalhávamos com a necessidade de cobrir 80% com o modelo de Saúde da Família. Mas as pessoas agora estão migrando para o o SUS pela qualidade do nosso atendimento e queremos aumentar essa cobertura”, avalia.

A transformação do tradicional posto de saúde em ESF é considerada um grande avanço no fortalecimento da atenção básica, segundo a secretária municipal de Saúde, Renice Vaccari. Ela ressalta ainda que quase todas as unidades de ESF em Santa Cruz do Sul estão enquadradas no tipo 2, ou seja, com atendimento em saúde bucal, prestado por um cirurgião-dentista e um auxiliar de consultório dentário (ACD).

A equipe de Saúde da Família é composta por um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, todos com carga horária semanal de 40 horas. Também integram a equipe de seis a sete agentes comunitários de saúde, variando conforme o tamanho da área coberta. O diferencial, segundo Renice, é o foco na prevenção e no autocuidado. “O modelo de saúde da família promove um melhor acolhimento dos usuários, em razão da construção de vínculos entre eles e os profissionais da rede”, afirma.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.