Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mais perto

Centro Integrado entrará em ação nesta sexta-feira

Embora tenha inauguração oficial no fim desta semana, parte do Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania de Santa Cruz do Sul, no Bairro Arroio Grande, já está em funcionamento. O restante está na reta final para começar o atendimento na manhã da segunda-feira. Implantado para servir principalmente à Zona Sul, o espaço vai abrigar em cinco andares três delegacias da Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal e quatro órgãos de assistência. A expectativa é de que a unidade agilize e facilite o atendimento dos casos nessa área do município. 

Ontem a movimentação, que teve início na semana passada com as primeiras mudanças para o endereço, passou a se intensificar no prédio situado na Avenida Euclydes Kliemann, próximo da Rua Acre. No meio da tarde, a 2ª Companhia da BM, que tinha sede no módulo próximo dali, já havia se transferido para o local. A inauguração oficial do Centro Integrado, no entanto, está prevista para as 17 horas desta sexta-feira. 

A instalação do espaço busca solucionar aqueles casos em que as vítimas abandonavam o atendimento devido à dificuldade em ter acesso a ele. Em crimes de violência doméstica, por exemplo, é preciso registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), na Rua Ernesto Alves, no Centro. Depois o caso é repassado à Delegacia da Mulher, na Rua João Werlang. “Acabava nessa peregrinação de diferentes locais. E a solução dos casos terminava se perdendo”, avalia o secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany.

Publicidade

No Centro Integrado, todos esses serviços funcionarão no mesmo prédio. Além das polícias, outros atendimentos, como Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, também serão feitos na unidade. Segundo o secretário, o projeto tenta contemplar uma série de demandas da Zona Sul tanto na segurança pública como na esfera social. Hermany acredita que a instação do espaço também dará uma maior sensação de segurança aos moradores e comerciantes das áreas próximas. “Temos de um lado uma área de maior vulnerabilidade social e de outro, a área onde está instalada a indústria (Distrito Industrial). Ele vai atender a essas peculiaridades.”

Segurança e cidadania

Em meio à crise na segurança no Estado, Henrique Hermany acredita que o fato de o Centro unir a área da repressão com a da prevenção é um diferencial para combater os índices de criminalidade. “A gente vive uma crise de insegurança, que não é culpa das forças de segurança. É culpa de toda uma crise moral e social. Esse projeto é diferente na medida em que aproxima a repressão das estruturas sociais e de prevenção.”

Publicidade

Mais ágil

A expectativa é de mais agilidade ao trabalho. Moradores poderão registrar ocorrências na 2ª Delegacia de Polícia e na Delegacia da Mulher. No mesmo prédio, testemunhas e vítimas serão ouvidas. Aqueles que necessitarem de outros atendimentos, da área assistencial, serão encaminhados para receber esse suporte. Pela BM, a novidade é a presença do POE na Zona Sul, o que também deve facilitar o atendimento de ocorrências.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.