Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Corede Vale do Rio Pardo comemora 25 anos de instalação

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo completará 25 anos de instalação no dia 19 de dezembro, e para comemorar a data a diretoria executiva fará uma homenagem aos ex presidentes, bem como a Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, instituição parceria desde a sua fundação, no dia 20 de dezembro, às 11h, no Restaurante Centenário, seguido de um almoço por adesão. O ex presidentes homenageados serão: Paulo Cesar Begnis – gestão 1991/1993, Denis Colossi – gestão 1993/1995, Almedo Dettenborn – gestão 1995/1997, Luiz Augusto Costa a Campis – gestão 1997/1999 – 1999/2001 – 2003/2005, Rogério Leandro Lima da Silveira – gestão 2001/2003 e Mariza Terezinha da Motta Christoff – gestão 2005/2007- 2007/2009- 2009/2011- 2011/2013- 2013/2015- 2015/2016. Por motivo de afastamento em maio desse ano da atual presidente, assumiu a presidência do Conselho Regional o vice, Heitor Álvaro Petry.

A instalação do Corede/VRP se deu em 1991, no Clube Literário e Recreativo, no município de Rio Pardo e contou com a presença do Governador do Estado Alceu de Deus Collares (PDT – 1991 a 1994), que especialmente convidado e confirmou sua presença estará presente na comemoração dos 25 anos. O Corede/VRP foi o décimo quinto a ser criado no Rio Grande do Sul. Na ata de instalação consta o registro da presença de diversos prefeitos da região, bem como presidentes de Câmara de Vereadores, além de representantes da classe trabalhadora, empresarial conselhos municipais de saúde e meio ambiente, união de associações comunitárias, cooperativas de produção, setor do turismo, esporte e lazer, profissionais liberais, associação dos secretários municipais de educação e cultura, aposentados, representantes das Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul e deputado estadual com domicílio eleitoral na região, que na realidade são a composição da Assembleia Geral Regional.

Na base de sua proposição, os Conselhos Regionais foram criados para serem o grande instrumento de retomada do desenvolvimento, atuando como foros de debates e deliberações, de fiscalização de atos do governo, acompanhamento da atividade parlamentar da análise e aprovação de projetos de interesse do desenvolvimento gaúcho. Dessa forma, criando um nível maior de exigência para governantes e políticos como contrapartida natural com maior participação da sociedade. Com a implantação dos Conselhos Regionais foi demonstrado grande maturidade política da sociedade gaúcha, que aceitou o desafio da participação. Conforme registro em ata, havia necessidade urgente de mais empregos, melhorias na área do ensino, saúde, transportes, segurança e qualidade de vida e para se chegar a bons resultados seria necessário um esforço conjunto entre governo e sociedade para que muitos consigam alcançar os três princípios básicos da ação de governo: descentralização política, desconcentração econômica e integração regional.

Publicidade

Nessa caminhada de 25 anos, muitas foram às conquistas, entre as principais está à coordenação, todos os anos, na região, do processo da Consulta Popular, que é uma política de estado; a coordenação do Planejamento Estratégico Regional, com três publicações, sendo esse ano elaborada e atualizada a quarta publicação; participação em diversos conselhos e instâncias regionais; viabilização da implantação do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo; captação de recursos através do Ministério da Integração Nacional para os municípios da Metade Sul, para o desenvolvimento de projetos, como o Vitamina, para Telecentros, bem como, intercâmbio com a União Europeia. Em 2015 organizou, juntamente com outras entidades, a Missão a Israel, com objetivo de buscar conhecimentos e novas tecnologias para a área da agricultura. Atualmente são 28 Coredes no estado do Rio Grande do Sul, sendo o Fórum dos Coredes presidido por Paulo Roberto Oliveira Fernandes, que também confirmou presença no evento. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.