Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Pardo

Chuvarada alaga museu recém-reformado

Apesar da imagem assustadoras com a proximidade de nuvens escuras à região, os danos foram mínimos após as chuvas e ventos entre a noite de terça-feira e a tarde de ontem. Em Rio Pardo, o principal problema aconteceu no Solar Almirante Alexandrino, que voltou a receber o acervo histórico do Museu Barão de Santo Ângelo em setembro, após seis meses de obras para melhorias exigidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). O prédio apresentou infiltrações e alagou após os altos volumes pluviomátricos, o que prejudica a conservação do material.

Uma comissão formada por integrantes da Secretaria de Cultura e Turismo, gabinete da vice-prefeita Rosane Rocha e a coordenadora do museu, Aida Ferreira, foi até o local para averiguar os danos na manhã de ontem. A nova administração acredita que parte do acervo está espalhada em outros pontos e avalia se determinados itens foram avariados ou até mesmo perdidos pela má conservação. O levantamento da Secretaria de Cultura e Turismo será encaminhado à Procuradoria Jurídica.

O prédio histórico foi reinaugurado no dia 25 de setembro do ano passado, após seis meses de obras. O espaço havia sido interditado após o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) diagnosticar necessidades de melhorias. As principais intervenções aconteceram no telhado, no piso, nas aberturas e nos barrotes. A execução dos serviços contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), com doação de madeira apreendida, da Marinha do Brasil, que arcou com a mão de obra, e do Iphae, responsável pela  técnica e vistoria dos trabalhos. A Prefeitura de Rio Pardo também esteve à frente da obra e desenvolveu a readequação de todas as portas e janelas, e finalizou a pintura da estrutura.

Publicidade

LEIA MAIS

Marinha começa obra de restauro do museu em Rio Pardo

Cuidado com acervo do Museu Barão de Santo Ângelo gera polêmica

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.