Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Prefeito de V. Aires decreta negociação das dívidas em 30 dias

Em busca de uma solução para a dívida de milhões de reais que abate as finanças da administração de Venâncio Aires, o prefeito Giovane Wickert decretou nesta sexta-feira, 6, medidas que buscam, em 30 dias, negociar com os credores os valores referentes ao ano passado.

O foco é negociar as pendências com todos, conforme foi feito com a Unimed nesta manhã, em um encontro que reuniu o gerente comercial Jóvio Marcos Lorenzini e o coordenador financeiro Alexandre Schneider. Wickert e os representantes do plano de saúde negociaram o parcelamento de R$ 477 mil referentes a outubro, novembro e dezembro de 2016. A proposta do município é renegociar a dívida, parcelar o pagamento e honrar com os débitos que se referem ao exercício de 2017 em dia.

Devido à situação financeira enfraquecida, o prefeito decretou então a negociação dos pagamentos de despesas do exercício de 2016 e anteriores. A medida considera haver indícios contábeis de um considerável aumento no deficit previsto e que as disponibilidades de caixa  em 31 de dezembro de 2016 são insuficientes para o pagamento das despesas deixadas em aberto.

Publicidade

Conforme o documento, o orçamento não suporta o pagamento imediato das despesas feitas pela antiga gestão. A previsão é de desequilíbrio entre as receitas e despesas, com o deficit orçamentário estimado em R$ 13 milhões e 870 mil reais para 2017, conforme a lei do último dia 23 de dezembro.

Wickert nomeou uma comissão provisória para analisar todos os casos e indicar a excepcionalidade dos pagamentos, pois há serviços essenciais que precisam continuar ativos, como o recolhimento de lixo, transporte escolar, vagas em escolas infantis e fornecimento de combustível para a frota de veículos e máquinas, além de garantir a folha de pagamento em dia.

Está decretada ainda a reavaliação de todos os contratos e das licitações em vigor, o que deverá ser feito até o dia 31 de março.

Publicidade

Demissões de CCs 

Os servidores que exerciam cargos públicos, indicados pela antiga gestão, também terão atenção especial neste momento. Os CCs ainda não receberam o valor das demissões, feitas no último dia 30. Wickert salienta que é preciso esperar até o próximo dia 10, quando todos os empenhos deixados pelo antigo gestor serão finalizados para, então, ter certeza dos números e da real situação do município.

O pagamento desses valores, bem como dos servidores que gozaram férias em 2016 e não receberam o abono, deve entrar na pauta das prioridades na próxima semana.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.