Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Telmo vai cobrar Corsan pela falta d’água

Diante da sequência de casos de falta de água em Santa Cruz do Sul, o prefeito Telmo Kirst (PP) convocou para segunda-feira uma reunião de emergência da Comissão Especial para Acompanhamento e Fiscalização do Plano Municipal de Saneamento Básico. A intenção é verificar quais ações do chamado Plano Emergencial, previsto no contrato assinado em julho de 2014, foram realizadas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Em reunião com assessores no fim da semana, Telmo teria manifestado insatisfação com o serviço que vem sendo prestado pela estatal. Desde domingo, foram registradas interrupções no abastecimento todos os dias – inclusive nessa sexta-feira, quando parte da Zona Norte ficou sem água durante quase todo o dia, incluindo o Bairro Jardim Europa e o Condomínio Reserva dos Pássaros.

Causados por sucessivos rompimentos de rede, os problemas expõem a precariedade da estrutura que serve à zona urbana, já que as tubulações, em boa parte antigas, não resistem à pressão que é necessário ser colocada no sistema para fazer a água chegar em pontos altos e tampouco conseguem expurgar o ar que se instala no interior dos canos sempre que é feita alguma intervenção.

Publicidade

Telmo, porém, estaria incomodado com as alegações de dirigentes da empresa de que a situação é decorrente das altas temperaturas e da elevação no consumo. O entendimento do Palacinho é de que a empresa deveria estar preparada para isso e que não é admissível que haja falta de água todos os dias da semana. O próprio gerente da Corsan no município, Armin Haupt, admitiu, nessa sexta-feira, a gravidade da situação. “Em 36 anos de Corsan eu nunca havia assistido a tantos problemas em sequência”, disse, em entrevista à Rádio Gazeta.

Ações efetivas serão exigidas

Em setembro do ano passado, a companhia chegou a ser multada pela Prefeitura em R$ 13,2 mil pelo atraso no cumprimento de itens do Plano Emergencial – que envolvia um conjunto de investimentos de R$ 40 milhões para os primeiros dois anos do contrato e previa, dentre outros, a implantação de novos reservatórios e um programa de redução de perdas de água.

Publicidade

Agora, a ideia é cobrar ações efetivas para que situações como a registrada essa semana não se repitam. Na prática, a intenção do prefeito, que articulou a assinatura do novo convênio enquanto setores da comunidade pressionavam por uma licitação aberta à iniciativa privada, é demonstrar que o governo não é complacente com a empresa – o que é uma crítica recorrente da oposição.


Equipes trabalharam no local até a madrugada de sexta-feira
Foto: Rodrigo Assmann

Intervenção leva cerca de 20 horas

Publicidade

Demorou cerca de 20 horas para que a intervenção para corrigir o rompimento de uma adutora junto à Avenida Senador Pasqualini, próximo ao Shopping Santa Cruz, no Bairro Santo Inácio, fosse concluída pela Corsan. O rompimento ocorreu por volta das 5 horas de quinta-feira mas, devido a problemas enfrentados no decorrer do conserto, as equipes trabalharam no local até em torno das 2 horas de sexta.

Segundo Armin Haupt, a rede foi consertada ainda pela manhã, mas em razão da precariedade da tubulação, houve rompimentos em outros três pontos, em um efeito dominó. Com isso, o trabalho se estendeu por várias horas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.