Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Feira

Parque recebe preparativos para a Expoagro

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) começou a intensificar os preparativos do Parque da Expoagro, em Rio Pardo, para a 17ª edição do evento, que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de março deste ano. A equipe de organização está trabalhando na estruturação da feira, mobilizando pessoal  na revisão das partes elétrica e de abastecimento de água, bem como em algumas pinturas, reformas e limpeza do estacionamento, o que inclui corte de grama. Os arruamentos internos também estão recebendo reparos, pois durante o ano são pouco utilizados e acabam danificados pelas intempéries.

O assessor de Eventos Agropecuários da Afubra, Márcio Almeida, observa que durante todo ano é realizada a manutenção da infraestrutura. Mas nos meses de janeiro, fevereiro e março, esse trabalho é intensificado em razão da proximidade da feira. Ele explica que se essa ação é providenciada com maior antecedência, corre-se o risco de ter que refazer. “Deixamos para mais perto da feira para evitar retrabalho”, salienta. Além de pessoal ligado à Afubra, profissionais de expositores de áreas externas já são presença constante na área do evento, principalmente os responsáveis por lavouras demonstrativas.

Funcionários e técnicos do Irga, da Emater e de empresas estão mobilizados para deixar seus espaços prontos. A Emater  está implantando suas lavouras demonstrativas, que visam a repassar conhecimento aos produtores que participarem da Expoagro. Uma delas, em uma estufa, consiste na produção de tomates longa vida e cereja, de pimenta e pepino, no sistema em substrato. Conforme o engenheiro agrônomo Marcelo Cassol, nesse sistema as plantas são conduzidas em substrato com material inerte e com fertilizante diluído em água. Em outras parcelas a Emater abordará diferentes temas relacionados à agricultura familiar.

Publicidade

Já o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) implantou três unidades demonstrativas de arroz e uma de soja. Das três primeiras, uma é do Projeto 10+ da instituição, que consiste numa série de manejos na lavoura para obtenção de alta produtividade. O arroz é da cultivar Irga 424 RI que, segundo o chefe do 5º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Irga, Ricardo Tatsch, é a de maior potencial produtivo entre as cultivares não  híbridas. O objetivo do projeto é buscar produtividade acima de dez mil quilos por hectare. E a ideia na feira é repassar esses manejos aos produtores e mostrar como chegar a essa alta produtividade.

A Afubra ainda não tem o número total de expositores inscritos para a feira deste ano. Conforme Márcio Almeida, o motivo é que primeiro é feita a venda dos estandes externos, que são os de máquinas e de lavouras demonstrativas. “Principalmente das lavouras, porque os expositores começam o plantio em novembro”, salienta, acrescentando que só agora o oferecimento dos estandes internos está ocorrendo. “Os externos estão quase 100% vendidos. Temos um ou outro que falta preencher, mas já tem empresa interessada.” A expectativa é fechar os 400 expositores registrados em 2016.

Agroindústrias familiares terão espaço maior

Publicidade

Como o projeto de construção de um pavilhão próprio para as agroindústrias familiares no Parque da Expoagro Afubra ainda não saiu do papel, a estrutura que irá abrigá-la será locada. No entanto, será maior. Márcio Almeida relatou que no ano passado elas ficaram em uma estrutura  de 1,8 mil metros quadrados, que comportou 146 empreendimentos. A estrutura deste ano será de 2 mil metros quadrados, para 150 agroindústrias. E o espaço de cada estande também aumentou. Na edição anterior cada boxe tinha 2 metros por 2,5 metros. Em 2017 terá 2,5 metros por 2,5 metros.

A estrutura também não será de pirâmide normal. “Será um só  pavilhão e  um pouco mais alto. A estrutura de pirâmide tem 2,70 metros de altura. O pavilhão, um lonão que colocaremos lá, tem seis metros de altura”, ressaltou. Esse fator, de acordo com Almeida, proporcionará melhor ventilação interna e mais conforto, tanto para os expositores das agroindústrias quanto para o público. Inscreveram-se para a nova edição do evento 180 agroindústrias. Porém, os organizadores tiveram que selecionar porque o espaço limita em 150 empreendimentos a participação.


Àrea a ser absorvida pelo evento recebe reparos e limpeza 

Publicidade

Programação

O assessor de Eventos Agropecuários acredita que a programação da 17ª Expoagro Afubra, que inclui seminários, palestras, fóruns e outras ações, deve ser concluída no fim deste mês. Até agora, os organizadores estavam trabalhando na elaboração das matérias da revista, que este ano, em sua maioria, estarão relacionadas ao tema da feira, que é “floresta”. A programação e a revista, assim como o cartaz e o folder do evento, serão distribuídos nas visitas que são feitas a outros municípios para divulgar a feira. O lançamento da edição deste ano deverá ocorrer no início de março. Até o momento, não tem data prevista.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.