Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Previdência

Pedidos de benefícios do INSS têm aumento em Santa Cruz

As incertezas sobre o futuro de aposentadorias e de outros benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já impactam no movimento da agência da autarquia em Santa Cruz do Sul. A busca por informações e os requerimentos de aposentadorias aumentaram nos últimos dois meses, segundo o gerente local, João Mário Werberich. Enquanto em períodos normais os agendamentos costumam levar de 45 a 60 dias, atualmente eles se estendem para 90 dias – há atendimentos marcados para abril.

De acordo com Werberich, a procura se intensificou em razão das discussões sobre a reforma da Previdência, que prevê, entre as mudanças, idade mínima de 65 anos para obter a aposentadoria. Ao mesmo tempo, ele observa que os indeferimentos também acompanharam esse aumento. “Tivemos muitos pedidos indeferidos por falta de comprovações. As pessoas buscam acumular tempo de tudo e preencher os requisitos”, comenta sobre a ansiedade em garantir benefícios antes de as alterações entrarem em vigor. 

Os registros da agência do INSS de Santa Cruz mostram que em outubro do ano passado, considerado um mês comum, 892 encaminhamentos de benefícios foram protocolados. Já no mês seguinte, quando a reforma previdenciária tornou-se pauta constante na imprensa, o número de requerimentos passou para 1.048, o que se repetiu em dezembro. “Estamos fazendo estudos para ampliar o número de vagas ofertadas em vista do aumento da demanda e visando a uma agenda mais curta para evitar espera muito longa entre o agendamento e o efetivo atendimento no INSS”, conta Werberich. A expectativa é de que a medida ocorra a partir de março.

Publicidade

Busca também cresce na área da educação

A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) também percebeu uma movimentação maior de servidores que pretendem se aposentar. De acordo com a coordenadora adjunta, Janaína Venzon, houve aumento de pedidos de informações, atendimentos e solicitações do benefício por causa da previsão de mudança nas regras e de alterações no plano de carreira do magistério público estadual. Outro fator, segundo Janaína, é que professores e funcionários estariam completando o tempo e requisitos para obter a aposentadoria. A previsão é de que, neste ano, 24 servidores se aposentem em Rio Pardo, 50 em Santa Cruz e 55 em Venâncio Aires. 

Mesmo com a redução de pessoal, a coordenadora acredita que as atividades em escolas não devem ser prejudicadas, tanto pela organização da 6ª CRE quanto em função do fechamento de turmas, que ocorre em nível estadual. “A Coordenadoria realiza levantamento com muita antecedência sobre as possíveis aposentadorias de professores e funcionários para que não interfiram no bom andamento das escolas, prevendo assim a substituição desses profissionais”, afirma.

Publicidade

A reforma

A previsão é de que a proposta do governo seja votada somente a partir de maio, mas as negociações sobre o projeto já devem ser intensificadas após as eleições dos presidentes da Câmara e do Senado, em fevereiro. Além de mudanças na aposentadoria urbana, prevê alterações em outros benefícios, como aposentadoria rural, pensão por morte e aposentadoria de servidores públicos.

LEIA MAIS: O que pode mudar na sua aposentadoria

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.