Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Transporte urbano vai ter reconhecimento facial

O transporte urbano de Santa Cruz do Sul deve passar a contar com sistema de reconhecimento de passageiros via biometria facial ainda este ano. A intenção é combater as fraudes nas gratuidades – que, segundo a concessionária responsável pela operação, respondem por entre 10% e 20% do custo do sistema. 

Conforme a Prefeitura, 1.650 pessoas estão hoje cadastradas para ter direito ao passe livre, que é garantido pela legislação a idosos e pessoas com necessidades especiais. Já estudantes têm direito a desconto de 50% na passagem.

De acordo com o representante do Consórcio TCS, Leandro Oliveira, o volume de fraudes é expressivo e tem, inclusive, impacto sobre a tarifa. O número de passageiros do transporte público no município chega a 500 mil por mês. A empresa estima, no entanto, que entre 50 e 100 mil pessoas se valem indevidamente de gratuidades, utilizando cartões de terceiros.
Atualmente, a identificação dos usuários já ocorre por meio de uma ferramenta digital, mas na prática não há uma conferência se o portador do cartão é, de fato, o usuário cadastrado para receber o benefício.

Publicidade

A empresa acredita que, com o novo modelo, que será instalado em todos os 63 ônibus que circulam pela zona urbana, as fraudes serão eliminadas, o que deve aumentar o número de pagantes do sistema. “Hoje há um volume muito grande de gratuidades indevidas e quem paga por isso são os demais usuários. O que queremos é ver quem realmente tem direito ao benefício. E se conseguirmos comprovar um aumento no número de passageiros pagantes, isso pode, por exemplo, garantir com que a tarifa tenha um aumento menor no ano que vem, ou até que não tenha aumento algum”, observa Oliveira.

O modelo já existe em várias cidades do País. Em Santa Maria, por exemplo, foi implantado em abril do ano passado e passou a flagrar mais de dez irregularidades por dia.

Usuários terão que se recadastrar

Publicidade

Segundo Leandro Oliveira, a ideia é que o novo modelo esteja em funcionamento “o quanto antes”. Isso depende, no entanto, de um decreto da Prefeitura autorizando a convocação de todos os usuários do transporte urbano para se recadastrarem. Nesse novo cadastro, será feita uma fotografia facial dos usuários, que depois será utilizada para o reconhecimento nos ônibus.

O secretário municipal de Transportes e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, afirmou que a medida é importante e disse que o decreto deve sair ainda este mês.

COMO VAI FUNCIONAR

Publicidade

– Todos os usuários terão que se recadastrar. O período em que isso vai ocorrer ainda não está confirmado. Ao fazer o recadastramento, os usuários serão fotografados.

– Os ônibus passarão a ser equipados com uma câmera ligada a um software. Ao passar pelo validador do cartão no ônibus, será feito o reconhecimento facial. Ou seja, será verificado se quem está usando o cartão é de fato o proprietário.

– Se tudo estiver correto, a roleta é liberada. Se o portador não for o proprietário, ele não poderá passar.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.