Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pinhal Trombudo

Escola Padre Theodor Amstad é mantida em funcionamento em Vale do Sol

A comunidade da localidade de Pinhal Trombudo, interior de Vale do Sol, permanecerá com a Escola Estadual Padre Theodor Amstad em funcionamento, pelo menos em 2017. A decisão ocorreu ontem, em reunião entre o titular da  6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, com a direção do educandário, que é de Ensino Fundamental – Séries Iniciais. O encontro foi a conclusão de um processo de debate da Coordenadoria com a comunidade sobre o futuro do estabelecimento de ensino.

O acerto também inclui a criação de um comitê, com representantes do Círculo de Pais e Mestres (CPM), do Conselho Escolar, 6ª CRE e município, para buscar formas de fortalecer as questões administrativas, pedagógicas e financeiras do estabelecimento de ensino e, principalmente, aumentar o número de alunos em atendimento.  Conforme Luiz Moura,  a escola estava em processo de desativação devido ao baixo número de alunos matriculados.

A quantidade de estudantes na Padre Theodor Amstad vem diminuindo desde 2013 e, em determinado período do ano, muitos ainda pediam transferência. “Em 2015, tivemos mais de 70% de transferências dos alunos que iniciaram o ano na escola”, relatou.

Publicidade

Em função desse quadro, segundo o coordenador, foi iniciado debate com a comunidade sobre a situação da escola, que estava no programa para desativação. No final de dezembro, a CRE fez uma reunião com a comunidade da área do colégio, que teria concordado com o fechamento.

Para tanto, em parceria com a Prefeitura, foi garantido transporte escolar para aos alunos estudarem na Guilherme Fischer. Porém, em janeiro, a comunidade repensou e concluiu que ainda não era o momento de fechar as portas da escola, conforme Moura.  E começaram a  ser feitas novas reuniões sobre o assunto, culminando, ontem, com a decisão de manter o educandário em atividade. Uma das questões consideradas nessa resolução foi a necessidade de garantia de que os pais matricularão os filhos na escola. A redução das transferências ocorridas durante o período letivo também deve receber atenção.

Posteriormente, será avaliado se a Amstad permanecerá em atividade em 2018 ou será desativada. Moura diz que a Prefeitura de Vale do Sol tem interesse numa cessão de uso do prédio escolar pelo município.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.