Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Primeira sessão da Câmara de Vereadores teve prestação de contas da Saúde

A primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz foi realizada nessa segunda-feira, 20, com a participação de grande público no plenário. Os novos vereadores Alex Knak (PMDB), Bruna Molz, Mathias Bertram, Kelly Moraes (PTB), Bruno César Faller (PDT), Licério Agnes (PP) fizeram suas estreias. Já a suplente Solange Finger (SD) assumiu a vaga do vereador Elo Schneiders, licenciado para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura.

No início da sessão, a secretária municipal da Saúde, Renice Vacari, fez uma explanação referente aos gastos da pasta no terceiro trimestre de 2016 e também um geral de todo o ano passado. Os vereadores realizaram alguns questionamentos referentes a novas contratações, atendimentos na área de traumatologia e cirurgias eletivas, entre outros.

Durante a sessão, os vereadores se pronunciaram a respeito dos requerimentos apresentados. Os vereadores Elstor Desbessell, Mathias Betram e Francisco Carlos Smidt (PTB) e o vereador Ari Thessing (PT), usaram a tribuna para criticar o projeto de lei aprovado no final do ano passado sobre o aumento o Imposto Sobre Serviços (ISS), que impactou significativamente em algumas atividades.

Publicidade

Já o líder do governo, vereador Edmar Hermany (PP) explicou que o Executibo apresentou um projeto substitutivo, revendo os valores e aplicando apenas o aumento real, o que deverá entrar na pauta já a partir da próxima sessão.

Votação

Como não havia projetos em condição de votação, foram aprovados apenas os requerimentos. Entre eles, os pedidos de informação da vereadora Bruna Molz (PTB) referente a realização de teste de leishmaniose na Rua Frederico Rech, 156; também sobre o médico veterinário responsável e outras ações relacionadas às zoonoses; o atendimento de animais via convênio com o Centro Veterinário Wazlawik.

Publicidade

A vereadora Solange Finger (SD) apresentou pedido de informação referente a realização da obra de calçamento na Rua Prof. Etvino Hoppe. O vereador Elstor Desbessell (PTB) pediu informação a respeito do impacto na arrecadação municipal com o advento de Lei Complementar nº 696/2016, que alterou o Código Tributário. Também requer o envio à Câmara de relação de servidores municipais, a quantidade de cirurgias realizadas nos últimos três meses. O vereador Mathias Bertram (PTB) ingressou com pedido de informação sobre as atribuições do Agente de Trânsito e do Guarda Municipal.

Indicações

Ainda foram aprovadas as indicações para a realização de melhorias em seis ruas do Bairro Faxinal Menino Deus; a realização de melhorias em e ruas do Loteamento Dona Carlota; o patrolamento e encascalhamento das ruas Horácio da Veiga, Cambará,  Acre e Sobradinho; a instalação de quebra-molas na Rua Edvino Haeser, todos do vereador Luís Carlos Fagundes Ruas.

Publicidade

O vereador André Francisco Scheibler (SD) solicita a execução do serviço de limpeza do Arroio do Moinho e a colocação de redutor de velocidade na Rua Arnoldo Henrique Zimmer; o vereador Alceu Crestani (PSDB) pede a instalação de controladores de velocidade na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, o patrolamento, encascalhamento e sinalização das estradas do interior, a colocação de redutores de velocidade na Rua Gustavo Schüncke; o vereador Gerson Luís Trevisan (PSDB) indica a colocação de iluminação pública na parada de ônibus defronte ao Motel Kaskata, a criação de vagas de estacionamento na Rua Júlio de Castilhos, a pavimentação com aplicação de Con-Aid em trajeto da estrada da Linha Áustria, melhorias na rampa de acesso a cadeirantes na Rua Fernando Abott com a Rua Marechal Floriano, a limpeza, roçada e reparos nas praças do Bairro Schulz, a reforma geral da passarela da Rua Piauí com a Avenida Deputado Euclydes Kliemann.

O vereador Elstor Renato Desbessell (PTB) requer melhorias nas ruas do Loteamento Ohland; o vereador Francisco Carlos Smidt (PTB) indica o oatrolamento e encascalhamento de estradas em Cerro Alegre Baixo, da estrada do Rincão dos Oliveira, a limpeza no banheiro da Praça Deputado Siegfried Emmanuel Heuser. O vereador Mathias Bertram indica a construção de pista de caminhada no Bairro Aliança e a implantação de praça e academia ao ar livre em Linha Pinheiral.

Entre os requerimentos o vereador Alceu Crestani (PSDB) solicita a realização de solene para homenagear representantes do Município em concursos de beleza. O vereador Hildo Ney Caspary (PP) requer a realização de reunião especial para discutir sobre o abastecimento de água. O vereador Francisco Carlos Smidt (PTB) requer a realização de reunião especial para discutir questões que envolvem o Residencial Viver Bem.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.