Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Inspeção Sanitária

Consumidores devem ficar atentos para a procedência de alimentos

O município de Sinimbu aderiu ao Susaf – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar – para intensificar o serviço de inspeção sanitária. Através dessa inspeção, a equipe da Administração Municipal visa conscientizar a comunidade sobre os riscos de consumir alimentos sem procedência comprovada.

Conforme a veterinária do município e responsável pela inspeção sanitária municipal, Carina Rauber, é comum todos quererem se alimentar bem e esquecer da importância de saber a procedência dos alimentos. “Precisamos alertar, em especial, o consumo de carne e embutidos. Por serem produtos de origem animal, eles podem transmitir várias doenças parasitárias ou bacterianas”, explica.

Entre as doenças provocadas por carne contaminada, Carina cita a teníase e a cisticercose. “São doenças graves e as pessoas portadoras muitas vezes não sabem de onde elas vêm ou porque tem. Essas doenças podem ser adquiridas consumindo carne bovina ou suína mal cozida, mal assada, mal frita ou crua, contaminadas pela larva do parasita. Alimentos crus, como salames, também podem provocar essa doença, se a carne usada na fabricação do mesmo estiver contaminada”, revela. “Os cisticercos são encontrados na carne em forma de pequenas bolinhas amarelas também chamadas de pipoca da carne”, completa a veterinária.

Publicidade

Larvas que se desenvolvem na carne e causam a teníase e a cisticercose | Foto: Divulgação

Outras doenças comuns quando se trata de carne de má procedência se desenvolvem através de bactérias. “São doenças como a salmonela ou o botulismo que causam desconforto abdominal e podem levar a morte. O botulismo é gravíssimo”, alerta Carina. “A tuberculose é outra doença que preocupa, pois também é transmitida pela carne e pelo leite”, afirma.

Publicidade

Carina frisa que a inspeção sanitária municipal existe para evitar que alimentos de origem animal e que podem causar essas e outras doenças, cheguem ao consumidor. “Por isso reiteramos o pedido para que a comunidade não compre alimentos de origem animal sem saber a sua procedência. A carne, por exemplo, recebe um carimbo atestando a sua qualidade. O mesmo vale para os embutidos que devem ser registrados no serviço de inspeção e passam por análise microbiológica constante. Verifiquem o que estão comprando. Isso garante a saúde de todos”, finaliza.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.