Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Carnaval

1ª Descida da Júlio movimenta Santa Cruz

Inspirada na Descida da Borges, de Porto Alegre, e motivada pela ausência de desfiles de rua de Carnaval em Santa Cruz do Sul, a Escola de Samba Acadêmicos do União promoveu, na noite de sábado, a 1ª Descida da Júlio. Mais de 400 pessoas aderiram ao movimento, que teve como objetivo protestar em favor do formato tradicional da folia e contra a imposição da mudança feita pelo governo municipal.

A concentração ocorreu em frente à agência da Caixa Econômica Federal. Por volta das 21 horas, o grupo seguiu pela Rua Júlio de Castilhos, em ritmo de Carnaval – com bateria e tudo –, até a sede do Uniãozinho. Segundo a coordenadora de projetos, Cíntia Luz, a ideia surgiu logo após o cancelamento dos desfiles. “Nós já estávamos com tudo programado, com ensaios acontecendo”, relatou.

Para o ano que vem, a Descida da Júlio deve se manter, também no dia do enterro dos ossos, mesmo que os desfiles retornem. “Temos um ano para planejar a próxima Descida”, frisou.

Publicidade

Participação

Apesar de integrantes de todas as escolas de samba de Santa Cruz terem participado da Descida da Júlio, os dirigentes das agremiações não apoiaram a ideia. Segundo Cíntia, somente a Acadêmicos do União organizou a muamba. O convite à comunidade foi feito por meio de redes sociais e surpreendeu os organizadores. “Chamamos aquelas pessoas que gostam do Carnaval de rua e querem a volta dele”, disse.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.