Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tempo

Chuva chega em Santa Cruz e antecipa queda nas temperaturas

Depois de um dia quente, com máximas quase chegando aos 29 graus, a chuva chegou em Santa Cruz do Sul neste sábado, 11. E essa chuva, que cai isoladamente desde sexta-feira, 10, antecipa uma queda nos termômetros. Na segunda-feira, 13, a mínima pode chegar a 10 graus. Segundo o meteorologista da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Fernando Lopes, o Vale do Rio Pardo pode ter instabilidade a partir da noite deste sábado, antecipando o ar gélido.

“Na região, a chuva pode parar ao longo do domingo. A partir do ingresso de ar frio, as temperaturas vão cair e a mínima será registrada à noite, quando pode fazer até 18 graus.” Lopes afirma que o tempo ficará ainda mais gelado entre a madrugada e a manhã de segunda-feira, com previsão de mínima próxima dos 14 graus e máxima de 22, em Santa Cruz do Sul. Já o meteorologista da MetSul Meteorologia, Luiz Fernando Nachtigall, afirma que a mínima pode cair até 11 graus. Para terça-feira, a previsão é de tempo seco e temperatura entre 16 e 24 graus. 

Lopes explica que, nesse período de transição, o clima varia com mais frequência. Ao mesmo tempo em que é esperado o aumento da máxima na quarta-feira, que pode alcançar 27 graus, ela não permanecerá por muito tempo; no dia seguinte, já cairá para os 24. Na sexta, deve ter uma leve redução, até 22 graus. As mínimas nesses três dias ficarão entre 19 e 20 graus. A tendência é de que o calor forte e por período prolongado não ocorra mais. 

Publicidade

Da mesma forma que a entrada de ar frio se torna assídua pelo menos nos próximos 15 dias, a chuva também chegará ao Estado. Fernando Lopes alerta, inclusive, para o risco de temporais e precipitações em grandes volumes em alguns pontos do Estado. “Entre o Oeste e Noroeste pode chover até 80 milímetros neste fim de semana. Para a região de Santa Cruz, a previsão é de 30 a 40 milímetros.”

Alerta Laranja

O Estado do Rio Grande do Sul está em alerta laranja, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O aviso foi divulgado ainda na manhã deste sábado, e alerta para “quebra de vidros, estragos consideráveis, risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo.”

Publicidade

Temperatura amena impacta no comércio

A chegada de dias mais frios também anima o comércio em Santa Cruz. A empresária Luciane Marisa Ludke, que possui uma loja de roupas no Centro, prepara o estabelecimento com peças de outono e inverno. Ela inclusive já vendeu itens de lã nessa sexta-feira. 

Publicidade

“Esse frio é bom para todos os lojistas. Quem estiver preparado vai realizar boas vendas, pois os clientes chegam para aproveitar a liquidação e acabam levando peças mais quentinhas junto”, comenta. De acordo com Luciane, a expectativa é de que a nova estação gere crescimento entre 20% e 30% nas vendas da loja.

Luciane Ludke acredita em um incremento de vendas na sua loja no Centro | Foto: Bruno Pedry

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.