Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Documento

Mais de 500 eleitores podem perder o título na região

Ao todo, 569 eleitores da região estão com pendências no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que pode resultar no cancelamento dos títulos. Somente em Santa Cruz do Sul, são 485 pessoas em débito com a Justiça Eleitoral.
No Estado, o número de pessoas que estão prestes a perder o direito ao voto chega a 73,4 mil. O prazo para regularização é 2 de maio. Estão sujeitos a perder o título aqueles que não votaram nos últimos três pleitos, o que inclui as eleições de 2014 (quando houve dois turnos) e 2016. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral da 162ª Zona de Santa Cruz, Luis Claudio Costa, aqueles que justificaram a ausência não correm risco de cancelamento. 

Para evitar a perda, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral, com o documento em mãos. Caso confirme o débito com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o título é regularizado com o pagamento de uma multa, que pode chegar a no máximo R$ 10,53.

Em caso de cancelamento, os eleitores podem se regularizar até o final de abril do ano que vem, para que possam comparecer às urnas no pleito de 2018. Sem o título, não é possível emitir passaporte ou se inscrever em concursos públicos e há risco até de cancelamento do Cadastro de Pessoa Física (CPF). O eleitor também fica sujeito a não receber remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público e não obter empréstimo ou abrir contas em autarquias, bancos e caixas econômicas federais ou estaduais.

Publicidade

Como verificar

O eleitor pode conferir se está com pendência na Justiça Eleitoral por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br). Ao acessar a página inicial, é preciso clicar no link “Eleitor”, depois em “Mais serviços aos eleitores” e, finalmente, em “Situação eleitoral”. Nesse ponto, basta conferir a sua situação digitando o nome ou o número do título.

Caso exista a pendência, é possível imprimir o boleto diretamente na plataforma online. Mesmo assim, a pessoa deve ir presencialmente ao cartório para confirmar o pagamento e, com isso, regularizar a situação.

Publicidade

AS Pendências

Municípios             Eleitores

Santa Cruz do Sul        485 
Vera Cruz        59
Sinimbu            20
Vale Verde        3
Herveiras        2
Gramado Xavier        0
Passo do Sobrado        0
Vale do Sol        0

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.