Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Venâncio Aires conta com profissional do programa ‘Mais Médicos’

Venâncio Aires conta, desde o início do mês de fevereiro, com um profissional participante do programa ‘Mais Médicos’, do Governo Federal. O programa já funciona em todos os estados do país há alguns anos, e busca resolver a questão emergencial do atendimento básico de saúde.

Desde o mês passado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Coronel Brito conta com o trabalho do médico Bem-Hur Moraes de Lima. Natural de Santa Maria, região central do estado, o médico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atua na unidade 32 horas semanais, 8 horas por dia, já que nas terças-feiras o médico não atende no posto, pois realiza atividades específicas exigidas pelo Programa Federal.

Nesta semana, em visita ao gabinete do Prefeito Giovane Wickert, Lima falou da receptividade do povo venâncio-airense e da importância do programa. Há pouco mais de um mês no município, o médico está adaptado à rotina da Unidade e é referência no atendimento aos pacientes daquela região. “Estamos muito contentes com o trabalho de Dr. Ben-Hur. Ele vem recebendo grandes elogios da comunidade pelo atendimento humanizado, carinhoso e qualificado”, disse o Secretário de Saúde, Ramon Schwengber.

Publicidade

Lima é o primeiro médico pelo programa a atuar no município e a expectativa da gestão de Giovane Wickert é conseguir ampliar o número de profissionais. “O Mais Médicos era um grande desejo nosso. Sabemos da importância do programa e das melhorias que ele promove nos municípios em que atua. Venâncio não podia ficar de fora, e estamos muito felizes em hoje disponibilizar mais este ganho a nossa comunidade”, garante Wickert ao lembrar ainda que o programa cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado para aqueles que acessam o SUS.

Conforme o Governo Federal, o “Mais Médicos” conseguiu nos últimos anos implantar e colocar em desenvolvimento os seus três eixos pilares: a estratégia de contratação emergencial de médicos, a expansão do número de vagas para os cursos de Medicina e residência médica em várias regiões do país, e a implantação de um novo currículo com uma formação voltada para o atendimento mais humanizado, com foco na valorização da Atenção Básica, além de ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde. Atualmente o programa é preenchido 99% por médicos brasileiros.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.