Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Pardo

Expoagro Afubra: uma feira para todos

Quem circula pelo Parque de Exposições, em Rincão del Rey, em Rio Pardo, percebe, espalhado pelos estandes, visitantes de todas as idades. De Pelotas, a engenheira agrônoma Fernanda Appel Müller viajou quase quatro horas para conhecer o evento. Natural de Santa Cruz do Sul, ela conferiu as novidades ao lado dos pais. “Meu pai comprou uma chácara recentemente. Agora ele quer adquirir máquinas para jardinagem”, comenta sobre um dos motivos da visita.

Para a futura doutora em fitossanidade e entomologia, a Expoagro Afubra a surpreendeu positivamente. De acordo com ela, que reside em uma região onde predominam debates sobre arroz e soja, por exemplo, a oportunidade de poder ver tudo o que o campo oferece é muito válida.

Estudantes do curso técnico Agropecuária, do Instituto Federal Farroupilha, de São Vicente do Sul, Tiago Cera, Rafael Dalcin, Willy Bartmann, Arthur Santos e Raul Rumpel e outros 140 colegas foram conhecer o evento.  Para os jovens, com idades entre 17 e 18 anos, a grandiosidade e a variedade de produtos chamam a atenção. “Nos falaram que a feira não era tão grande. Quando chegamos aqui tivemos uma boa surpresa”, contam os rapazes que buscam, no local, trabalhos voltados a tecnologias sustentáveis para aliar ao ensino na sala de aula.

Publicidade

Acessibilidade

Enquanto algumas pessoas encontram empecilhos para visitar a Expoagro Afubra, para outras eles não existem. De excursão, Joziane e Gildomar Mailan vieram ao Parque de Exposições na companhia dos filhos Arthur Miguel, 2 anos, e Pedro Oscar, 3 anos. Com os carrinhos de bebê, ancorados na sombra do pomar do Verde é Vida, e aos cuidados da avó Dorvalina Maron, aproveitavam para descansar e conversar com os amigos Denise e Ederson Neumann.

Na área, anexa ao Restaurante 2, estava o grupo, oriundo de Morro Redondo, que saiu às 5 horas da cidade de origem. Após 3h30 chegaram e puderam conferir as atrações da Expoagro Afubra. “Já é a quinta ou sexta vez que venho. Sou o guia do grupo. Esse ano pediram para que eu organizasse a viagem de novo. Conseguimos reunir 85 pessoas dessa vez, divididas em dois ônibus”, explica Ederson.

Publicidade

Já para Ronaldo Schwalm, de Sertão Santana, a feira também é vista com outros olhos. Cadeirante desde 2002, o empresário integra o time de expositores da Expoagro Afubra. Pela terceira vez no evento, percebe a acessibilidade como um ponto positivo do parque. “Poderia haver, apenas, melhorias nos banheiros e alguma área reservada no estacionamento. Às vezes a distância do estande até o ponto onde fica o carro dificulta um pouco”, explica.

A dificuldade, no entanto, não o desanima. Schwalm afirma estar satisfeito com a estrutura e a visitação da edição de 2017. Fatores que, junto às possibilidades do campo, tornam a Expoagro Afubra uma feira grande, não só pelos números, mas pelo respeito a todos os participantes.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.