Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tradicionalismo

5ª Região destaca os premiados na Fecars

O coordenador da 5ª Região Tradicionalista (5ª RT), Luiz Clóvis Vieira, visitou a Gazeta Grupo de Comunicações ontem para mostrar os três troféus que os competidores do Vale do Rio Pardo trouxeram da 29ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), realizada no fim de semana em Rolante. Dentre as premiações conquistadas esteve o terceiro lugar no Laço Seleção, que envolve dez laçadores por equipe e é a prova mais importante. 

O time foi composto por Gelson Hoff (PTG Capão do Cedro – Vera Cruz), Gustavo Dalcin (CTG Estância do Chimarrão – Cachoeira do Sul), Maicon Júnior (PTG Esteio da Tradição – Vera Cruz), Diego Freitas (PTG Campeiros do Sul – Cachoeira), Iuri Moraes e Diego Rutz Barbosa (CTG Sentinela dos Pampas – Candelária), Lucas Matus Lauer  e Jarbas Tornquist Junkherr (CTG Estância Alegre – Santa Cruz), Vasco Henrique Porto de Barros (PL Cabanha Quinheca – Cachoeira) e Volnei Eduardo Hoff (CTG Herança Farroupilha – Vera Cruz). 

Parte deste time – Volnei, Vasco, Diego Barbosa, Jarbas e Lucas – também conquistou o  2º lugar na prova de Chasque. Nesta, os competidores devem se revezar no transporte, a cavalo, de uma mensagem colocada em um canudo de couro. O trajeto é demarcado por balizas e ganha a equipe que cavalgar mais rápido. O outro troféu foi conquistado por Imanuely dos Santos Barbosa, de 6 anos, do CTG Sentinela dos Pampas, de Candelária. A prendinha ficou em 2º lugar no laço, na categoria Vaca Parada Bonequinha Individual. 

Publicidade

Os participantes do Fecars  também doaram roupas e alimentos para Rolante, alagada após o rompimento de um açude em 6 de janeiro. O lucro obtido foi também revertido integralmente para o município se recuperar. Outra parte dos donativos será destinada a São Francisco de Paula, cidade atingida por um tornado no último dia 12.

Depois do Fecars, a 5ª RT estará representada no 29º Entrevero Cultural de Peões, entre 6 e 9 de abril, em São Sebastião do Caí, e na 47ª Ciranda Cultural de Prendas, entre 25 e 27 de maio, em Bagé. Já em agosto, nos dias 26 e 27, a 5ª RT participa da inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), em Santo Ângelo. E as tratativas para a Semana Farroupilha serão iniciadas nos próximos dias. 

Fenasc em 2018

Publicidade

Segundo Vieira, a 5ª RT vai realizar o 1º Festival Nacional de Artes de Santa Cruz (Fenasc) em 2018. O projeto está em andamento e irá envolver todas as faixas etárias – diferente do Enart, que exige idade mínima de 15 anos. Vieira aponta que uma fase regional deve ser realizada durante a Construarte, entre 29 de junho e 2 de julho, que servirá como teste para a fase geral.

Outra meta de Vieira é trazer o Fecars de volta a Santa Cruz, o que, segundo ele, tem a aprovação de outras regiões tradicionalistas, por causa da localização. “Para Rolante, por exemplo, o custo do deslocamento dos participantes e animais passou de R$ 12 mil. Imagina para quem mora em Uruguaiana.” 

Vieira ainda aponta que há um esforço para combater rodeios clandestinos, que prejudicam os eventos oficiais, avalizados pelo MTG. “Isso enfraquece os rodeios das entidades que tentam angariar recursos, cada vez mais escassos. Para quem participa, os custos são altos. Em um fim de semana, dá R$ 500,00. Tem que gostar muito”, ressalta.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.