Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Segunda via do ISSQN pode ser acessada no portal da Prefeitura

Os profissionais autônomos, contribuintes do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) poderão, a partir desta segunda-feira, 27, cessar o site da prefeitura de Santa Cruz do Sul e imprimir a segunda via do boleto para pagamento. Também será possível escolher imprimir individualmente as parcelas ou obter uma única guia com o calor total dos tributos a ser pago. 

A primeira prestação vence no dia 15 de maio e as demais sempre no dia 15 dos meses subsequentes, sendo a última no mês de agosto. As alíquotas para este exercício financeiro foram reajustadas em 7%, seguindo a correção da Unidade Padrão Monetária (UPM). A estimativa do município este ano é arrecadar R$ 800 mil.

Os contribuintes que já haviam quitado a primeira parcela ou o total do montante devido – antes da revogação da lei aprovada em dezembro do ano passado – deverão se dirigir à Secretaria Municipal de Fazenda, munidos de documentos, no horário de atendimento ao público, das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17 horas. Aqueles que pagaram somente a primeira parcela receberão a compensação nas posteriores e os que quitaram as quatro parcelas de uma só vez serão restituídos na totalidade do valor.

Publicidade

Atualmente recolhem o ISSQN em Santa Cruz do Sul cerca de 2.200 pessoas físicas, prestadores dos mais diferentes ramos de atividades – médicos, advogados, engenheiros, fisioterapeutas etc. 

Como imprimir o boleto

Para imprimir o boleto basta entrar no portal do município e clicar no alto à direita, onde está escrito ISS 2017. Há também duas outras opções: à esquerda, bem no alto da página, sobre o botão “Cidadão” ou mais acima, em “Serviços” e depois em “Serviços ao Cidadão”. A partir daí basta clicar no link “ISS Autônomo – 2ª Guia” e seguir as orientações. É preciso ter em mãos o número do CPF e preencher o campo obrigatório. A Secretaria Municipal de Fazenda está à disposição para quem tiver dificuldades na impressão do documento e necessitar de auxílio. Já o pagamento pode ser efetuado nas agências e terminais eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB) e Banrisul.

Publicidade

O secretário municipal de Fazenda, Álvaro Conrad, explica que assim como os demais impostos que entram nos chamados recursos livres – IPTU, IPVA, ITBI e outros -, obrigatoriamente 15% do ISSQN devem ser aplicados em saúde e 25% em educação. O restante da arrecadação é utilizado para fazer frente às despesas da máquina administrativa, como folha de pagamento, contratos de prestação de serviços etc.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.