Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Bairro Schulz é alvo de operação para eliminação de focos do Aedes

Um dos pontos que apresentou focos do Aedes aegypti em Santa Cruz, O Bairro Schulz está sendo alvo de uma operação de visitas do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SESA). Durante a ação, que terá duração de cerca de 15 dias, os agentes de endemias estarão visitante moradores atentos a possíveis focos do Aedes aegypti.

Com a continuidade do trabalho, a expectativa é que o município deixe a condição de município infestado. Uma capacitação realizada esta semana pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), em Santa Cruz do Sul, envolvendo também os municípios de Vera Cruz, Sinimbu, Rio Pardo, Venâncio Aires, Vale Verde e Vale do Sol, resultou na captura de larvas em pontos estratégicos como o Cemitério Municipal. No local foram encontradas 936 larvas, mas nenhuma do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Também em residências e terrenos baldios do Bairro Schulz a ação foi efetuada com a coleta de 52 larvas, dentre as quais, algumas do Aedes.

A partir das coletas positivas feitas durante a reciclagem, foram feitas demarcações em um raio de 300 metros dos locais onde as larvas foram encontradas. As visitas compreendem a eliminação de criadouros, recolhimento de objetos que possam acumular água, coleta de larvas para definir se o raio de ação não se ampliou e aplicação de larvicida onde as larvas não possam ser manualmente eliminadas. A Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração dos munícipes, facilitando o acesso dos agentes.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.