Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Projeto Destinar

Seu IR pode ajudar educação empreendedora

Criada com a intenção de trabalhar a educação e fomentar o empreendedorismo, a ONG Foco Empreendedor enxerga no jovem a aposta para um futuro melhor. É por meio de palestras e workshops que a entidade busca preparar estudantes de Santa Cruz do Sul e região para atuar no mercado de trabalho com postura e segurança. Nesse contexto, liderança e pró-atividade são apenas alguns dos conceitos reforçados para inspirar. Seis anos após o seu início, a ONG já despertou cerca de 10 mil alunos e 3 mil educadores. Trata-se de mais uma entidade que pode ser beneficiada com a doação de parte do seu Imposto de Renda.

Entre os milhares de estudantes que passaram pelos projetos desenvolvidos pela ONG está a santa-cruzense Ana Júlia Wollmann. Após ingressar como Jovem Aprendiz na empresa Sulprint Embalagens, a aluna do terceiro ano da escola Goiás participou da iniciativa Caminhos Profissionais. Durante seis encontros na própria sede da companhia, ela aprendeu, ao lado de outros 30 jovens carentes e filhos de funcionários, sobre o funcionamento de todos os setores da empresa e assistiu a palestras sobre desenvolvimento pessoal, profissional e interpessoal.

Também pôde entender que o empreendedorismo ultrapassa as barreiras de criar o próprio negócio. É a capacidade de fazer diferente e chamar para si a responsabilidade. “Hoje entendo perfeitamente que não adianta só pensar no dinheiro. Pretendo me formar em uma área que eu goste e me sinta motivada. Depois, quero me destacar e me especializar na minha escolha.” Determinada, Ana atua no setor de RH da empresa, mas já adianta que tem afinidade com o financeiro. “Tenho um ano para decidir ainda, mas é provável que eu curse Administração ou Contabilidade.”

Publicidade

A firmeza e o brilho no olhar de Ana Júlia após a participação no projeto são o que move a presidente da ONG Foco Empreendedor, Áurea Binz. Ao lado de outros nove membros gestores e palestrantes voluntários, busca trabalhar na evolução do conceito do trabalho a fim de tornar as pessoas mais realizadas. “Nosso foco é cuidar da educação e mudar de dentro para fora. Se mudarmos essa cultura, teremos pessoas mais realizadas e, por consequência, mais felizes.”

Com a ideia de se tornar uma fomentadora de projetos, a ONG trabalha com cinco iniciativas: Resgatando Valores, Caminhos Profissionais, Occa da Paz, Aprendiz sem Fronteiras e Geração Click. Este último ganhou incentivo pela Lei Rouanet e em novembro deve mobilizar 4 mil estudantes da região. “É importante lembrar que além dos 3%, o contribuinte pode doar mais 6% do imposto para a Lei Rouanet”, diz Áurea. Um dos diferenciais da Foco é o fato de ter o status de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que simplifica o apoio à entidade e serve de garantia para a aplicação eficaz dos recursos. Em 2016, a entidade foi agraciada na Categoria Referência Educacional do Prêmio Líderes e Vencedores, idealizado pela Federasul e Assembleia Legislativa.

Onde as doações serão aplicadas

Publicidade

Seguindo a lógica de incrementar os projetos existentes, a ONG Foco Empreendedor pretende, com parte da doação do Imposto de Renda, qualificar as iniciativas que já são oferecidas aos jovens. “Tornar uma ONG sustentável financeiramente é um desafio e tanto. Por isso a doação do imposto é de extrema importância”, complementa a presidente Áurea Binz.

O passo-a-passo de como fazer a doação do Imposto de Renda pode ser conferido em www.gaz.com.br. Voluntários interessados em contribuir com novos projetos que trabalhem o empreendedorismo e a inovação no mundo do trabalho podem entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 2109 0430.

Veja como é fácil colaborar

Publicidade

Pessoas físicas que utilizam a Declaração Modelo Completo (por dedução legal) podem fazer dedução no limite máximo de 6% do imposto devido até o último dia útil do ano-calendário. Como esse prazo já passou, elas têm condições, até 28 de abril, de doarem na própria declaração de IR até 3% do imposto – respeitando o limite global de 6%. Para as pessoas jurídicas, a dedução é de até 1% do IR. Os repasses também podem ser feitos por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Nesse caso, porém, o período para doações expirou em 31 de dezembro.

Atividade divulgará ação de entidades

Neste domingo, 22 entidades santa-cruzenses estarão reunidas a partir das 10 horas na Praça Getúlio Vargas. O objetivo é divulgar seus trabalhos e prestar contas acerca do dinheiro de doações aplicado nos projetos das instituições. Também a partir das 14 horas, haverá exposição de artesanato e apresentações de dança, música, grupos corais e percussão. Tudo executado pelas crianças que são atendidas nos projetos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.