Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Economia

JTI investe R$ 90 milhões no setor do tabaco

A Japan Tobacco International (JTI) está investindo R$ 90 milhões na modernização da unidade fabril de Santa Cruz do Sul, no Centro de Distribuição (CD) instalado na cidade e na ampliação do posto de compra de tabaco em Canoinhas, em Santa Catarina, entre outros projetos ligados ao meio rural. O balanço foi apresentado no meio da semana por dirigentes da companhia durante audiência com o governador José Ivo Sartori (PMDB), no Palácio Piratini.

Incentivos a esses e futuros investimentos da JTI no Estado começaram a ser discutidos com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) e a Sala do Investidor. A empresa é clara ao afirmar que avalia o cenário econômico e não descarta a instalação de uma fábrica de cigarros no Brasil. Hoje todo o produto comercializado no País vem da Alemanha e passa pelo CD de Santa Cruz antes de ser levado ao mercado. As principais marcas da JTI são Camel e Winston, presentes em 12 estados e no Distrito Federal.

Os investimentos começaram ainda no ano passado e já resultaram em aumento da eficiência das unidades e de postos de trabalho. A maior fatia foi para a unidade de tabaco em folha de Santa Cruz, que recebeu melhorias na estrutura e já opera com novos maquinários, importados do Japão. O diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação, Flávio Goulart, explica que entre as novas tecnologias está o novo sistema óptico para detecção e remoção de material estranho durante o processamento das folhas de tabaco. “Como resultado, a empresa garante um produto com mais qualidade e opera com maior capacidade de processamento para exportação”, resume.

Publicidade

O vice-presidente da operação de tabaco em folha da JTI, Eduardo Renner, destaca que os investimentos ainda em fase de implantação demonstram que a companhia acredita no potencial do Estado e do País. “Em um ano com expectativa de queda de 3,6% no PIB, a JTI vem realizando investimentos significativos em sua operação. No comparativo com o fim de 2015, a empresa praticamente triplicou seu quadro de funcionários”, acrescenta Renner.

Segundo a JTI, a presença no Brasil vem desde o ano 2000. Em 2009 foi iniciada a operação de tabaco em folha com a aquisição de duas empresas de Santa Cruz. O município também abriga uma unidade de pesquisa e o Centro de Distribuição, inaugurado no ano passado junto com outras filiais. Ao todo a JTI tem cerca de mil trabalhadores efetivos e mil safreiros.


Novas máquinas aumentaram a capacidade de processamento
Foto: Divulgação

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.