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Trânsito

Os cruzamentos mais perigosos de Santa Cruz do Sul

A colisão entre dois veículos na manhã dessa terça, na esquina das ruas Tenente Coronel Brito e 7 de Setembro, um dos pontos mais movimentados do Centro de Santa Cruz do Sul, trouxe à tona o perigo que mora em alguns dos principais cruzamentos da cidade. Conforme levantamento realizado pela Prefeitura, a esquina onde ocorreu a colisão seguida de capotagem está entre as dez mais perigosas. A pesquisa levou em consideração dados dos últimos seis meses, já que ruas importantes foram asfaltadas nesse período, alterando o fluxo de veículos na cidade. Entre as causas dos acidentes estão velocidade elevada e desrespeito à preferencial.

De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jeferson Gerhardt, quando o asfaltamento das principais ruas da zona urbana estiver concluído – o que deve ocorrer em meados de setembro –, um projeto de reestruturação do trânsito deve entrar em ação. “Primeiro é preciso aprontar a parte de infraestrutura, que inclui a pavimentação e a drenagem das vias. Depois vamos começar as intervenções de fluxo”, explicou. Gerhardt adiantou que devem ser implantados novos binários – como são chamadas as duplas de ruas paralelas que operam com mão única em sentidos opostos –, além de novas ondas verdes, travessias elevadas, semáforos e outras modificações em pontos onde forem constatados problemas.

Algumas mudanças já ocorreram, como a transformação da Rua Augusto Spengler em preferencial no cruzamento com a Dr. Ortenberg – outra esquina da lista das perigosas. “Com o asfaltamento os motoristas começaram a passar mais rápido e com mais frequência por ali. Então foi necessário”, relatou o secretário. 

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Outra via que ficou mais movimentada, segundo Gerhardt, foi a Assis Brasil, que antes era pouco utilizada. No entroncamento da Augusto Spengler com a Senador Alberto Pasqualini também há transtornos, mas o secretário afirma que já existem possíveis alterações em estudo. Conforme Gerhardt, mais mudanças serão concluídas ainda este ano.
Conforme o titular da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, intervenções em esquinas como a da 7 de Setembro e a Tenente Coronel Brito já vêm sendo estudadas há algum tempo. No entanto, o asfaltamento de vias próximas, como a Tiradentes, acabou alterando o fluxo de forma espontânea e, consequentemente, mudou também os planos. “Nenhuma mudança de trânsito acontece isoladamente, porque acaba sempre afetando outro ponto da cidade. Quando os asfaltamentos estiverem prontos vamos ter um novo fluxo, e aí sim vamos fazer o que tiver que ser feito.”

Os cruzamentos mais perigosos

Tenente Coronel Brito com Sete de Setembro
Tenente Coronel Brito com Tiradentes
Augusto Spengler com Alberto Pasqualine
Augusto Spengler com Dr. Ortenberg
Assis Brasil com Tiradentes
Assis Brasil com 28 de Setembro
Assis Brasil com Júlio de Castilhos
28 de Setembro com Venâncio Aires
28 de Setembro com São José
Independência com entrada da Unisc

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Motorista sugere reforço na sinalização

O acidente ocorrido na manhã dessa terça-feira na esquina da Corsan (Tenente Coronel Brito com 7 de Setembro) chamou atenção porque, ao ser atingido por um Uno com placas de Herveiras que invadiu a preferencial, um Jeep Grand Cherokee com placas de Santa Cruz acabou capotando. O fato de ser um veículo um pouco mais alto pode ter contribuído, o que não minimiza a gravidade da colisão. Uma ocupante do Uno ficou ferida e o condutor do Jeep nada sofreu.

O empresário Erikson Karnopp, que estava no Jeep, acredita que se a sinalização do local fosse diferente, o transtorno poderia ter sido evitado. “O outro condutor, que invadiu a preferencial, não estava acostumado com o fluxo do local e acabou se atrapalhando. Estamos vendo muitos acidentes, principalmente depois dos asfaltamentos. Acredito que a pintura de uma faixa amarela e um ‘pare’ mais evidente já ajudariam muito em vários casos”, sugeriu. n

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