Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Programe-se

Santa Cruz organiza ações na Semana da Língua Alemã

Desde o último sábado Santa Cruz do Sul celebra, com municípios de outros 11 estados, a Semana da Língua Alemã. Organizada pelas embaixadas da Alemanha, Suíça, Áustria, Bélgica e Luxemburgo, a programação busca incentivar a aprendizagem da língua e preservar a cultura deixada pela imigração no Brasil. Oficina de culinária alemã, palestra e sessão de filmes infantis estarão entre as ações dos próximos dias no município. 

Na escola Auf Gut Deutsch, a programação teve início ainda no fim de semana com oficina para aprender as cores e o vocabulário referentes à Páscoa. Em terras germânicas, aliás, a data tem importante simbolismo, pois comemora não só o sentido cristão, mas também a chegada da primavera. Amanhã, a partir das 18 horas, a comunidade está convidada a participar da oficina Gastronomie.

No encontro a aluna Ângela Genehr – que retornou da Alemanha na última semana, após um ano de intercâmbio – ensinará o tradicional Osterkuchen backen (bolo de páscoa) e falará sobre a culinária alemã para esta época. Os interessados em participar devem se inscrever pelo telefone (51) 3719 6670. Conforme a diretora da escola, Jaqueline Bender, a ideia é que todos os participantes não apenas assistam, mas participem e “coloquem a mão na massa”. 

Publicidade

Já na sexta-feira será a vez das crianças se entreterem com o evento Kinderkinoabend. A partir das 18 horas, será exibido o conhecido filme Pippi Auber Rand und Band – A história de Pippi e seus dois amigos Tommi e Annika. O longa será exibido em alemão e com legendas no idioma. Os pais que desejarem assistir à atração também estão convidados.

Palestra em Linha Andreas

Também nesta quarta-feira, a partir das 14 horas, Lissi Bender, doutora em Ciências Sociais – Antropologia Cultural pela Universidade de Tübingen, na Alemanha, palestra em Linha Andreas, interior de Venâncio Aires, na biblioteca da Associação de Leitura  e Canto. Por meio da temática Leitura – um hábito que veio na bagagem dos imigrantes, a professora vai abordar o contexto que propiciou o incentivo ao letramento do povo alemão durante a colonização.

Publicidade

“Também vou falar sobre os desdobramentos deste cenário aqui no Rio Grande do Sul e propor uma reflexão sobre o significado da existência da Associação de Leitura e biblioteca alemã, patrimônio de Venâncio Aires e da comunidade de Alto Sampaio, em Linha Andreas”, complementa. O evento é uma realização Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires. n

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.