Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Novo anúncio

Corsan vai abrir poços para evitar que falte água

Na reunião que marcou o primeiro mês da reativação da Comissão Municipal de Saneamento após o agravamento da crise no abastecimento de água em Santa Cruz do Sul, a Corsan apresentou ontem sua sétima promessa para estancar o problema. A companhia informou que vai perfurar poços nos bairros Santo Antônio, Esmeralda, Aliança e Linha Santa Cruz para reforçar o sistema e, com isso, melhorar o serviço em até 3 mil residências.

De acordo com o superintendente regional da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein, em duas semanas as equipes já começam a trabalhar nessa operação. “Além de garantir sustentabilidade hídrica, os poços terão capacidade de abastecer entre 2 e 3 mil residências”, destacou ele durante o encontro da comissão, cuja pauta era justamente atualizar o andamento de tudo que foi anunciado nas últimas semanas. As medidas estão reunidas no Plano de Curto Prazo montado às pressas pela companhia.

O promessômetro ao lado, lançado há duas semanas pela Gazeta do Sul para monitorar permanentemente o andamento das promessas da Corsan, teve pouca evolução desde então. O que mudou foi basicamente a lista de projetos, que aumenta a cada reunião semanal da Comissão Municipal de Saneamento.

Publicidade

Nos últimos dias, o que andou foi a parte burocrática que antecede as obras de implantação da nova adutora ligando o Lago Dourado à Estação de Tratamento de Água (ETA), no Bairro Pedreira. Ao invés de licitar uma empresa para executar a obra de R$ 1,3 milhão, a Corsan fará um aditivo em contrato existente, o que agiliza o processo. A expectativa é que esteja tudo certo entre o fim deste mês e o início de maio para o início das obras.

A ideia da Corsan era, ainda na reunião de ontem, informar o avanço de outro item (3), o que prevê a contratação de uma empresa privada para fazer o diagnóstico operacional do sistema na cidade e atuar nos pontos críticos em paralelo ao trabalho da companhia. No entanto, com as mudanças nas regras que desoneravam a folha de pagamento de alguns setores, a Corsan precisou recalcular os parâmetros do contrato, que já estava bem encaminhado.

Saldo positivo

Publicidade

O Plano de Curto Prazo repassado na reunião de ontem foi avaliado de forma positiva pelo coordenador da Comissão Municipal de Saneamento e secretário de Segurança, Henrique Hermany. Para ele, a divulgação das ações mostra que o trabalho de fiscalização e acompanhamento da comissão sinaliza avanços para a comunidade. “Precisamos recuperar o tempo perdido, em que o município ficou sem contrato. Seguiremos acompanhando e fiscalizando as atividades prevista”, resumiu.

PROMESSÔMETRO DA CORSAN

Diante da necessidade urgente de investimentos para melhorar o sistema de abastecimento em Santa Cruz, a Gazeta do Sul passou a verificar periodicamente o andamento das obras anunciadas pela Corsan:

Publicidade

1) AMPLIAÇÃO DA ETA
A promessa: implantar três novos módulos junto à estação de tratamento para ampliar em 20% a capacidade de produção de água do município.
Quando foi prometido: 15 de março.
Status: está andando. Edital já foi lançado, e licitação será aberta no dia 17 de abril. Empresa garante que obra estará pronta para o próximo verão.

2) REFORÇO DE EQUIPES
A promessa: deslocar equipes para atuar temporariamente na cidade, auxiliando em serviços da área comercial e liberando os técnicos locais para se dedicarem à parte operacional, como consertos de vazamentos.
Quando foi prometido: 15 de março.
Status: cumprido. Cinco equipes atendem até 150 pessoas por dia na cidade.

3) CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRIVADA
A promessa: licitar uma empresa para fazer um diagnóstico operacional do
sistema e atuar nos pontos críticos, em paralelo ao trabalho da Corsan.
Quando foi prometido: 7 de março.
Status: não andou. Corsan diz que está fazendo ajustes no projeto.

Publicidade

4) IMPLANTAÇÃO DE RESERVATÓRIOS
A promessa: implantar dois reservatórios-pulmão, um no Bairro Santo Antônio e outro próximo à estação de tratamento.
Quando foi prometido: 10 de janeiro.
Status: não andou. Empresa diz que ainda está definindo o cronograma.

5) INSTALAÇÃO DE NOVA ADUTORA
A promessa: aplicar R$ 1,3 milhão na construção de adutora ligando o Lago Dourado à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bairro Pedreira.
Quando foi prometido: 22 de março.
Status: andou. Corsan está fazendo aditivo de contrato. Obra começa em maio.

6) COLETAR E TRATAR METADE DO ESGOTO DA CIDADE
A promessa: o presidente da Corsan, Flávio Presser, anunciou que até o fim de 2018 será tratada metade do esgoto de Santa Cruz. Hoje o índice é de 20%.
Quando foi prometido: 25 de março.
Status: está andando. Cronograma prevê mais dois anos de obras.

Publicidade

7) PERFURAR CINCO POÇOS PARA REFORÇAR O SISTEMA
A promessa: a companhia diz que vai perfurar cinco poços nos bairros Santo Antônio, Esmeralda, Aliança e Linha Santa Cruz para evitar falta d’água.
Quando foi prometido: 5 de abril.
Status: em fase de planejamento. Deve começar a andar em duas semanas. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.