Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Futuros bombeiros intensificam treinamento

A menos de três meses para entrarem em ação no Estado, os 26 alunos do curso do 6º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), de Santa Cruz do Sul, intensificam a preparação. Nesta quinta-feira, 6, eles se concentram no Centro de Treinamento de Brigada de Incêndio, em Linha Tamanca, interior do município, onde podem simular situações mais próximas da realidade que encontrarão a partir do segundo semestre. Cinco instrutores auxiliam os futuros soldados, com técnicas e experiências obtidas ao longo da carreira. 

Desde o começo da manhã até a noite, o grupo combate fogo, resgata vítimas em espaços confinados (com pouca visibilidade por causa da fumaça), faz salvamento noturno com transposição em água e exercita tarefas como remoção de água em açude para abastecimento do caminhão-tanque e desenvolvimento de linha de mangueira. A intenção é dar mais agilidade aos aprendizes, conforme o coordenador do curso, capitão Joel Dittberner. “Cada segundo é importante em um resgate ou combate.”

Dittberner explica que o curso consiste em três módulos – de teoria e introdução, legislação e prática. Há cerca de três semanas, os futuros soldados são treinados com atividades para combate a incêndio, salvamento terrestre, aquático e em altura, resgate veicular e Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A formatura está marcada para 2 de julho, Dia do Bombeiro. 

Publicidade

O capitão afirma que, por enquanto, não há estimativa de quantos alunos devem permanecer na região após o término dos treinamentos. No último curso, em 2012, cinco pessoas teriam ingressado na corporação. Os alunos do 6º BBM fazem parte dos 1,3 mil soldados apresentados pela Brigada Militar em novembro do ano passado. A previsão é de que 260 sejam destinados ao Corpo de Bombeiros e 1.040 ao policiamento ostensivo.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.