Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cultura

Biblioteca Pública de Venâncio Aires completa 45 anos

Nesta quarta-feira, 12, a Biblioteca Pública Municipal Caá Yari, de Venâncio Aires, completa 45 anos. Desde a sua fundação, a bilbioteca procura criar e fortalecer o hábito da leitura, promover conhecimento cultural e garantir acesso aos cidadãos a todos os tipos de informações. 

Para celebrar a data, será realizado um sarau cultural amanhã, às 18 horas, na Rua Reinaldo Schmaedecker. A realização é da Secretaria da Cultura e Esportes. A expectativa é que o evento reúna dezenas de pessoas. Algumas atrações já estão confirmadas. Entre elas estão a dupla Sérgio Teixeira e Saul Zart, a cantora Eliana Schwinn, as declamadoras Evelaine Barbian e Voni Eidt, o mágico Lui, e ainda apresentação do coral Mateando Canções e contação de história com a bibliotecária Rosária Costa. O Sarau deve encerrar por volta das 20 horas.

Saiba mais

Publicidade

A biblioteca possui 12 mil e 460 associados cadastrados. Na Caá Yari, a comunidade pode fazer o empréstimo de livros, CDS e revistas, além de assessoria para a realização de estudos, pesquisas e elaboração de trabalhos. Há quatro computadores disponíveis para a localização de obras e de assuntos em livros, assim como acesso à internet. 

O acervo literário da Biblioteca Pública de Venâncio Aires chega aos 20 mil títulos, além de revistas e jornais. Somente no ano passado, foram doados 453 livros para a biblioteca.

Como se tornar sócio?

Publicidade

Para se tornar sócio, é necessário comparecer a biblioteca com documento de identidade e comprovante de residência. Uma taxa de R$5 é cobrada na hora da inscrição. Ao se associar, o usuário tem o benefício de levar até quatro livros por mês, para serem devolvidos a cada 15 dias. Caso ocorram atrasos, são cobrados $0,50 por dia. Após associar-se o usuário contribui anualmente com o valor de R$1. Todo o valor arrecadado com taxas de associados, anuidades e multas por atraso são destinadas exclusivamente para aquisição de novos livros para a comunidade.

Sistema informatizado

A Biblioteca Pública Caá Yari, passará a contar com um sistema informatizado que possibilitará a consulta, reserva e renovação dos livros e outros materiais oferecidos pelo local através da internet. Conforme a bibliotecária, Rosária Costa, o novo sistema deve iniciar seu funcionamento ainda neste ano. Com a implantação dele o processo de empréstimos de livros passará a ser mais ágil, já que o sistema oferecerá a consulta de livros através do Programa Biblioteca Livre (BibLivre), podendo o associado além da consulta, reservar e fazer a renovação de livros on-line. A retirada dos exemplares permanecerá sendo feita pessoalmente no prédio da biblioteca na Rua Osvaldo Aranha, 515. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.