Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Combate à dengue

Prefeitura fará mutirão de limpeza no Schulz

Numa ação conjunta das secretarias municipais da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, um mutirão de limpeza no Bairro Schulz será realizado a partir de segunda-feira. O objetivo é eliminar possíveis criadouros de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. A iniciativa se deve ao alto número de focos encontrados no bairro.

Neste sábado, um carro de som vai rodar pelo Schulz, informando sobre a ação e pedindo aos moradores que retirem de seus pátios e coloquem em frente às casas qualquer objeto ou recipiente que acumule água, como pneu, balde, lata, plástico, garrafa, vaso e calha velha.

Conforme o coordenador municipal do Departamento de Ações de Combate ao Aedes aegypti da Vigilância Sanitária, Leonardo Rodrigues, em 2016 foram detectados no bairro 20 focos do mosquito que transmite a doença, com 39 larvas positivas para o vetor. Em nova pesquisa feita neste ano, foram encontrados no Schulz 71 focos, com 314 larvas positivas. “Coletamos material em todos os quarteirões e realmente o bairro está infestado. Por isso, a importância de a comunidade colaborar com a limpeza que será feita na próxima semana”, salienta.

Publicidade

Segundo o coordenador do Departamento de Melhoria Urbana da Secretaria do Meio Ambiente, Martim Duering, dois caminhões e dez trabalhadores serão mobilizados no mutirão. Ele solicita a colaboração da comunidade do Schulz e explica que esse trabalho se deve ao aumento da quantidade de focos encontrados no bairro. A constatação exige uma ação mais urgente para resolver o problema. “É uma questão de saúde pública e um serviço de prevenção. E a população tem que fazer a sua parte, que é colaborar”, ressaltou Duering.

Foco no Santa Vitória

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nessa quinta-feira, da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, o resultado do Levantamento de Indice Rápido (Lira) feito de 3 a 12 deste mês E o resultado da análise do material coletado (larvas de mosquitos) em diferentes bairros de Santa Cruz do Sul indicou uma nova área com foco. Desta vez, foram detectadas seis larvas positivas para o mosquito da dengue no Bairro Santa Vitória.

Publicidade

A comunidade do Santa Vitória, segundo o coordenador municipal do Departamento de Ações de Combate ao Aedes aegypti da Vigilância Sanitária, Leonardo Rodrigues,  já vem sendo visitada e orientada por agentes de saúde sobre as ações de prevenção e combate. Agora, Rodrigues vai se reunir com a secretária municipal de Saúde, Renice Coimbra, para verificar que outra medida será adotada.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.