Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Central de matrículas de Emeis abre em junho

A partir de junho, as matrículas nas escolas de educação infantil (emeis) de Santa Cruz do Sul poderão ser feitas pelos pais na nova central, a ser implantada no prédio da Secretaria de Educação (SEE), na Rua Oscar Jost, em frente ao Ginásio Poliesportivo. Remodelações estão em andamento e ficarão prontas no fim de maio, segundo a secretária de Educação, Jaqueline Marques.    

Por enquanto, há vagas abertas para berçário, que abrange crianças entre 4 meses e 1 ano. Nesse caso, as inscrições devem ser feitas na SEE de 3 a 5 de maio, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. “Quando abrir o prazo de inscrições para outras faixas etárias, em junho, já estaremos com a nova central em funcionamento”, ressalta a secretária.

 Com relação à distribuição das vagas, a prioridade é para as mães que trabalham o dia todo. O segundo critério é a renda, e o último é o tempo de inscrição da criança na emei. “Antes, os pais inscreviam os filhos nas emeis. Agora, as inscrições serão concentradas na Secretaria de Educação. Conforme as vagas forem abertas, vamos oferecer aos pais listados. Eles podem ocupar a vaga que aparecer ou aguardar por uma vaga na escola de preferência”, explica. 

Publicidade

Jaqueline ressalta que centralizar as vagas tem o objetivo de agilizar o processo, de dar transparência e maior controle às inscrições. O sistema desenvolvido especificamente para as inscrições vai possibilitar que a Secretaria de Educação tenha acesso a todos os cadastros, o que antes não acontecia. Quando as inscrições eram feitas nas emeis, a SEE conseguia apenas visualizar a lista, mas sem detalhes. A Justiça também poderá acessar as informações. A secretária ressalta que no início de 2016, Santa Cruz atingiu a meta de ter todas as crianças de 4 e 5 anos nas escolas e 54% da meta de ter crianças de zero a 3 anos em período integral na escola. “Estamos enfrentando a queda de arrecadação e o aumento da demanda. Mas estamos trabalhando para conseguir zerar a falta de vagas”, afirma.

A Prefeitura investirá na construção de duas emeis neste ano. Para o Bairro Progresso, o projeto se encontra em fase final de documentação. Serão oportunizadas mais 200 vagas. E a do Residencial Viver Bem está na fase de licitação. Também serão 200 vagas. Os recursos para as obras sairão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vinculado ao gabinete da vice-prefeita Helena Hermany.

Ainda há o projeto de transformar o térreo do prédio da SEE em uma emei. As necessidades da reforma estão em avaliação pela Secretaria de Planejamento. “Obviamente, precisaremos de recursos externos. Não temos verbas para essa reforma. Terei que conversar com o prefeito Telmo Kirst sobre as possibilidades quando já tivermos o orçamento”, disse. 

Publicidade

Turno integral

No final do ano passado, em uma viagem a Brasília, foi encaminhado um projeto da Secretaria de Planejamento com o intuito de obter recursos para a ampliação da Emef Harmonia. O valor pretendido é de R$ 4 milhões. Outra visita ao Ministério da Educação não está descartada. A intenção é executar a obra em etapas. 

“Será feito um detalhamento a respeito dos valores. Acredito que para 2018 nós seremos contemplados e assim conseguiremos disponibilizar para investimentos”, projeta Jaqueline Marques. Uma escola de turno integral iniciada do zero tem um custo de R$ 17 milhões. Por ser uma ampliação, o custo para a Emef Harmonia foi reduzido. Atualmente com 900 alunos, a escola terá a capacidade duplicada. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.